At? mesmo o Google entrou para a folia do Carnaval 2015. Com um Doodle colorido e cheio de brilhos, o gigante celebra nesta ter?a-feira (17) a popular festa brasileira. A figura traz adere?os t?picos como plumas, serpentinas e uma homenagem a cantora Carmen Miranda. Representado pela letra "G" do nome do buscador, as frutas tropicais da figura lembram os enfeites e chap?us usados por Carmen na ?poca, que representava uma t?pica baiana, e de passistas das escolas de samba e fantasias luxuosas.

Como usar 'filtro de confete' em fotos de carnaval no Instagram e Facebook

Doodle do Google celebra o Carnaval 2015 (Foto: Reprodu??o/Google)

O Doodle de Carnaval chega no ?ltimo dia oficial de folia, sendo comemorado pouco antes da quarta-feira de cinzas, que encerra a festa ao meio-dia na maioria das cidades brasileiras.?

N?o perca a folia! Veja como usar o app Carnaval 2015 O Globo

Al?m do Google, o carnaval 2015 tamb?m ganhou outro aliado: o?Twitter. O microblog e a RioTur anunciaram uma parceria para?promover o uso da hashtag #RioCarnaval. A a??o pretende unir os mundos online e offline, de 13 a 23 de fevereiro. O objetivo ? de que os usu?rios fa?am fotos em dois locais ?cones da cidade, onde h? uma r?plica gigante da hashtag, e usem nos posts. Uma est? na cal?ada da Praia de Copacabana, altura do Copacabana Palace, e outra no Parque dos Patins, Lagoa.

Hashtag #RioCarnaval no cal?ad?o de Copacabana, no Rio de Janeiro, para o Carnaval (Foto: Divulga??o/RioTur)

Como surgiu o Carnaval

O Carnaval surgiu na Europa antes do come?o da era crist?. Festas dedicadas ao deus Dionisio influenciaram a cria??o da data em meados de fevereiro. No Imp?rio Romano, as festividades ao deus Baco eram celebradas com abund?ncia de vinho e, como sempre, muita alegria.

Os romanos influenciaram na cria??o dos bailes de m?scaras em Veneza, que deram origem ao carnaval italiano. No Brasil, pa?s de coloniza??o portuguesa e europeia, o Carnaval ganhou destaque com os desfiles das escolas de samba e nas festas dos blocos de rua. Nos estados da regi?o do Nordeste, os trios el?tricos realizam boa parte das festividades pelas avenidas.

Como desbloquear sua conta no Instagram??Veja no F?rum do TechTudo.?

A festa brasileira ganhou import?ncia internacional e foi copiada e espalhada por brasileiros no Jap?o, por exemplo, onde ocorrem desfiles na capital T?quio.

Mesmo com tantas mudan?as na hist?ria, certas caracter?sticas do Carnaval sempre prevaleceram: ? uma festa que celebrada com muita bebida, sensualidade e fantasias entre os participantes. Por esse motivo, campanhas de uso de preservativos como a camisinha e preven??o de doen?as sexualmente transmiss?veis aumentam para conscientizar mais a popula??o durante o evento.

Origem da palavra?

A origem da palavra ? controversa. A maioria dos estudiosos afirmam que a etimologia remete ? ?carne? e ?vale?, que no latim significa ?adeus ? carne?. Outros defendem que a express?o vem do italiano carne e vale, j? que o dialeto milan?s tem ?carnelevare", esta vindo do baixo latim ?carnelevamen", significando ?a??o de

... tirar uso da carne?, no jejum para a festa crist? da P?scoa.

De qualquer forma, Carnaval ? tempo de divertimento, que varia de extens?o, segundo os pa?ses, mas que pode come?ar j? depois do primeiro dia do ano e acabar na v?spera de quarta-feira de Cinzas.

Top Aplicativos do Carnaval 2015

Beija Eu - O chat oficial do Carnaval 2015.

Carnaval RJ - Agenda e rodas dos blocos do Rio de Janeiro.

Carnaval 2015 O Globo - Fique por dentro de tudo que acontece nos blocos cariocas.

Marchinhas de Carnaval - Aplicativo relembra marchinhas de carnaval para voc? cantar.

Piriri App - Precisando de banheiro? Quando piriri apertar, saiba onde est? o mais pr?ximo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo