Os comandos de copiar e colar são alguns dos mais populares em qualquer aparelho eletrônico, e há mais de uma forma de usá-los no Windows e macOS. Os sistemas operacionais para computador oferecem pelo menos quatro maneiras de acessar esses recursos, seja em textos, imagens ou links da web. Dependendo da necessidade, é possível usar o teclado, o mouse ou até um programa independente só para a tarefa. Veja quatro formas de copiar, colar, recortar e desfazer no desktop e notebook.

1. Comandos do teclado

Nem todas as pessoas usam comandos de teclado para tarefas, mas não há quem não conheça os atalhos Ctrl+C e Ctrl+V para copiar e colar. No Windows, é possível também usar Ctrl+X para recortar e Ctrl+Z para desfazer uma ação recente.

No macOS, as mesmas tarefas são realizadas pelas combinações Command+C, Command+V, Command+X e Command+Z.

2. Explorer e Finder

Se você não quiser ou não puder usar o teclado por alguma razão, Windows e macOS oferecem as mesmas funções no menu do programa ativo. Para manusear arquivos do computador, Windows Explorer e Finder oferecem copiar, colar, recortar e desfazer no menu superior. No PC, na aba “Início”.

Já no sistema da Apple para computadores, as opções estão no menu “Editar”.

3. Menu contextual do mouse

Outra opção útil é usar o menu contextual, acessado pelo clique com o botão direito do mouse. Em textos, basta marcar com o cursor, acionar o clique secundário do ponteiro e selecionar o comando desejado em uma janela flutuante. Os comandos de copiar, colar, recortar ou desfazer variam conforme o programa utilizado no momento.

4. Aplicativo de terceiros

Para expandir a função do copiar e colar, aplicativos como o 1Clipboard (1clipboard.io) podem ser boas alternativas. O app em questão funciona no macOS e no Windows

... e usa a nuvem do Google Drive para sincronizar a área de transferência entre dispositivos. Isso significa que, com o app grátis instalado, é possível copiar um conteúdo no PC e colar no macOS, ou vice-versa.

Qual o melhor Windows de todos os tempos? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo