O cenário competitivo de jogos de luta, como Street Fighter e Super Smash Bros. Ultimate, sempre foi repleto de rivalidades entre os jogadores. Os duelos entre os pro players são marcados por partidas muito disputadas e, às vezes, provocações intensas. Alguns casos envolvem trocas de ofensas e polêmicas entre os adversários. Confira, a seguir, cinco rivalidades entre atletas de jogos de luta que viraram verdadeiros clássicos dos esports.

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Kane Blueriver x Filipino Champ (Ultimate Marvel vs Capcom 3)

Essa rivalidade começou de uma forma um pouco diferente. No ano de 2015, o chileno Nicolas "Kane Blueriver" Gonzalez conquistou a Evolution Championship Series (EVO) no Ultimate Marvel vs Capcom 3, sendo esse o maior título conquistado em sua trajetória. Depois desse momento, o norte-americano Ryan "Filipino Champ" Ramirez, que também está entre os melhores da história do UMVC3, deu início a uma série de provocações a Kane Blueriver, buscando provar que o chileno era um jogador superestimado e que não merecia aquele título.

Como resposta, Kane Blueriver não o provocou e, inclusive, elogiou todo o histórico de Filipino como jogador. Mesmo assim, o norte-americano seguiu provocando seu alvo e o desafiando para um confronto de exibição. Após muita insistência, Kane acabou aceitando jogar contra ele durante uma competição, chamada de Winter Brawl X, em fevereiro de 2016. A exibição foi bastante polêmica, com Filipino provocando e humilhando Kane a todo o momento, inclusive pegando o microfone para falar com a plateia. O resultado ficou 15-10 para Filipino, que deixou o confronto com a certeza de que estava certo quanto a sua opinião sobre seu adversário.

No entanto, o Winter Brawl X ainda não havia terminado e Filipino Champ e Kane Blueriver voltaram a se enfrentar na final do torneio de UMVC3. Dessa vez, no entanto, o chileno venceu seu desafeto, gerando uma reação quase que total de comemoração entre os espectadores. Após a derrota, Filipino Champ reconheceu Kane Blueriver como um grande jogador e passou a respeitá-lo, finalizando assim uma das maiores rivalidades no cenário de Ultimate Marvel vs Capcom 3.

Mango x Armada (Super Smash Bros. Melee)

A rivalidade entre os jogadores começou em 2009 e se estendeu com o passar dos anos. Na época, o norte-americano Joseph "Mango" Marquez era tido como imbatível no cenário de Super Smash Bros. Melee, e era considerado o melhor do mundo. Então, na primeira edição de uma competição chamada de "Genesis", que viria a se tornar uma das mais importantes no cenário de Smash, um jogador chamado Adam "Armada" Lindgren surpreendeu com sua habilidade com a personagem Peach e fez um confronto muito equilibrado na final contra Mango, que acabou saindo vitorioso.

Foi na Genesis que essa rivalidade se construiu. Nas edições seguintes, Genesis 2, Genesis 3 e Genesis 4, a grande final se repetiu. Mango e Armada protagonizaram belos confrontos e mostraram as razões de serem dois dos melhores do mundo no Super Smash Bros. Melee. Eles tiveram outros diversos encontros em diferentes competições, mas o domínio da dupla nas quatro primeiras edições do Genesis tornou a rivalidade ainda mais marcante e um clássico na comunidade do game.

Sonicfox x GO1 (Dragon Ball FighterZ)

De um lado, uma sensação nas franquias Mortal Kombat e Injustice. Do outro, um jogador conhecido por ser um dos melhores de Melty Blood de todos os tempos. O começo do cenário competitivo de Dragon Ball FighterZ teve como maior destaque a rivalidade entre Dominique “SonicFox” Mclean e Goichi “GO1” Kishida. O norte-americano e o japonês dominaram as competições em suas respect

... ivas regiões já nos primeiros meses do game e, mesmo antes do encontro de ambos, a comunidade já aguardava o confronto.

Nos primeiros duelos, algumas provocações puderam ser vistas, mas o respeito entre os dois jogadores foi um dos destaques nessa rivalidade. Inicialmente, parecia que GO1 se sairia melhor nos confrontos sobre Sonicfox, com uma vitória convincente por 10-4 em uma exibição no Final Round 2018 e o título no mesmo evento. Depois disso, no entanto, Sonicfox passou a evoluir seu jogo.

Entre os diversos momentos dessa rivalidade, destaque para as EVOs 2018 e 2019. Na primeira, Sonicfox se saiu melhor, mas, na segunda, GO1 conseguiu devolver a derrota do ano anterior. O último encontro deles foi em novembro de 2019, no Red Bull DBFZ World Tour Spain, com vitória para Sonicfox. Mais uma vez, a plateia não decepcionou e mostrou como o confronto é aguardado pela comunidade do game.

Leffen x Salem (Super Smash Bros. Ultimate)

A rivalidade entre o sueco Willian "Leffen" Hjelte e o norte-americano Saleem "Salem" Young começou pouco tempo após o lançamento de Super Smash Bros. Ultimate. Leffen é um dos melhores jogadores de Super Smash Bros. Melee de todos os tempos, enquanto Salem conquistou grandes títulos no Super Smash Bros. Brawl e no Super Smash Bros. for WiiU.

A disputa entre os players começou de forma simples, com Leffen afirmando nas redes sociais que o personagem Snake era ruim no Ultimate. Salem o respondeu, mas a discussão acabou indo longe demais e chegou ao seu ápice quando o norte-americano disse que o Melee não fazia realmente parte da comunidade de Smash.

Desde então, os dois passaram a trocar ofensas em diversas oportunidades no Twitter, chamando a atenção da comunidade em geral. O duelo finalmente aconteceu no Super Smash Con 2019, em agosto, com Leffen jogando com Pokémon Trainer e Salem com Snake e seu Hero. No final, Leffen venceu a melhor de três partidas (MD3) por 2-1. Ambos não voltaram a se encontrar após esse confronto, que continua a ser um duelo muito aguardado pela comunidade.

Justin Wong x Daigo Umehara (Street Fighter)

Um dos mais icônicos confrontos na comunidade de jogos de luta é entre o norte-americano Justin Wong e o japonês Daigo Umehara. Além de ambos terem diversos títulos na franquia Street Fighter, um momento em específico acabou por marcar os esports. O lance, chamado de "EVO Moment 37", aconteceu nas semifinais da EVO 2004 de Street Fighter III: 3rd Strike - Fight for the Future. No primeiro jogo da série, Justin colocou Daigo em uma situação muito complicada, mas o japonês virou o jogo e o finalizou com uma jogada que o eternizaria para sempre no cenário: o Full Parry.

Após o momento, o duelo entre Justin Wong e Daigo Umehara se tornou um clássico para a comunidade de Street Fighter. O último encontro dos dois ocorreu na EVO 2017 de Street Fighter V e teve Justin Wong como vitorioso do confronto.

Qual é o seu game de luta preferido? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo