A Motorola enviou um pedido de patente para uma tecnologia que é capaz de reparar sozinha danificações na tela do celular. Segundo a patente, o display poderia se recuperar de estragos provocados por impactos, como trincas e rachaduras. A ideia, que faz uso de um polímero especial, busca desenvolver um tipo de material transparente que não apenas ofereça mais resistência a danos, como também tenha capacidade de se restaurar após acidentes mais sérios.

Apesar disso, vale lembrar que a concessão da patente não garante que a tecnologia já esteja pronta. Também não é possível afirmar que o recurso será aplicado efetivamente nos celulares da marca no futuro.

Moto Z2 Force se destaca pela tela "inquebrável", mas patente da Motorola mostra tela que se recupera sozinha (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

O princípio de funcionamento do material criado pela Motorola usa calor. O polímero tem características similares às das memory foams (espumas de memória, em português) e tende a restaurar sua forma quando submetido a altas temperaturas. Caso a ideia se comprove viável comercialmente, a tela que se recupera sozinha pode aposentar o vidro "inquebrável" do Moto Z2 Force.

Assim, sempre que o display sofresse algum dano e precisasse ser reparado, seria necessário apenas aquecer o telefone para que polímero agisse, consolidando-se em um arranjo que cobriria os danos. A Motorola menciona, inclusive, a possibilidade de usar um aplicativo para orientar o processo de produção de calor pelo próprio celul

... ar para ativar o composto da tela.

Patente descreve um material capaz de reagir ao calor, recuperando quebras e trincas na tela (Foto: Divulgação/USPTO)

Alguns detalhes dessa tecnologia, caso venha mesmo aparecer em produtos da marca, ficam em aberto, como a possibilidade de o polímero não ser confortável ao toque dos dedos como o vidro. Além disso, não há informações sobre a vida útil do material, principalmente depois de constantes ciclos de aquecimento, que podem comprometer a tela que se restaura sozinha.

Com informações: USPTO, Engadget e The Verge

Motorola ou Samsung: qual é o melhor celular? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo