Mario é um dos mais importantes personagens dos videogames até hoje e apesar de seu estrondoso sucesso inicial com Super Mario Bros. na época do Nintendo 8 Bits muito do que o mascote se tornou atualmente foi uma transformação através dos tempos. Desde Super Mario Bros. 3 o personagem começou a evoluir de tal forma que virou muito mais do que um herói de um game, mas todo um símbolo da indústria de jogos, da criatividade de seu criador Shigeru Miyamoto e a face da própria Nintendo. Confira dez dos jogos mais icônicos de Super Mario.

Super Mario Bros.

O primeiro game da série lançado em 1985 em um pacote com o Nintendo 8 Bits foi um dos grandes responsáveis pelo sucesso do console da Nintendo que foi lançado em uma época de crise após o crash da indústria de jogos em 1983.

Super Mario Bros. trazia o encanador - que já havia aparecido como herói no jogo Donkey Kong - agora com uma aventura mais profunda através de um mundo mágico e alegre. A jogabilidade era divertida e contava com um design de fases que é referência até hoje, tudo aliado a uma música que se tornaria marca registrada do personagem por anos.

Super Mario Bros. foi um dos grandes responsáveis pelo sucesso do Nintendo 8 Bits (Foto: Reprodução/RetroGames)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Super Mario Bros. 3

Após o sucesso do primeiro game, Super Mario Bros. 2 não teve a mesma aclamação do público, o que levou a série de volta para a prancheta de planejamento. O resultado foi um dos jogos mais

... incríveis do Nintendo 8 Bits, Super Mario Bros. 3.

Super Mario Bros. 3 trouxe alguns dos Power-Ups mais icônicos do personagem (Foto: Reprodução/Nintendo News)

Lançado em 1988 no Japão e 1990 nos Estados Unidos a terceira aventura de Mario estabeleceu vários conceitos do personagem que são usados até hoje como a grande variedade de Power-Ups e um mapa de seus mundos no qual jogadores escolhiam as fases. O level design brilhante continuava presente e a forma de Mario como um Guaxinim voador se tornou um ícone do herói.

Super Mario World

Pouco depois de Super Mario Bros. 3 em 1990 no Japão e 1991 nos EUA, a Nintendo lançou o próximo título de seu mascote novamente em um pacote com um novo console: Super Mario World para o Super Nintendo.

Super Mario World foi a porta de entrada na série para muitos jogadores e nos apresentou ao dinossauro Yoshi (Foto: Reprodução/Wikipedia)

Inicialmente o jogo não era um salto tão grande quanto Super Mario Bros. 3 foi em relação aos dois primeiros, porém, este se tornou o ponto de entrada de muitos jogadores para a série e se tornou uma das aventuras 2D mais icônicas do personagem. O game marcou também a estreia de um novo conceito de montaria no qual Mario podia subir no dinossauro Yoshi para enfrentar inimigos e ganhar habilidades extras.

Super Mario Kart

O sucesso de Super Mario era imenso em sua época e isso levou o personagem pela primeira vez para longe de sua série principal com Super Mario Kart em 1992 no Super Nintendo. A franquia, conhecida até hoje, trouxe um inovador conceito de corrida mais voltada para a diversão que competição, com itens que poderiam ajudar a vencer ao atrapalhar seus oponentes, como cascos de tartaruga e cascas de banana.

Super Mario Kart foi o precursor de diversos games estrelados pelo mascote (Foto: Reprodução/Crave Online)

Este foi o ponto de partida para um conceito que transformou os mascotes de games em personagens multitarefas, o que no futuro geraria séries como Mario Party, Mario Tennis, Mario Golf, entre outras.

Super Mario 64

Cinco anos se passaram desde a última aventura de Mario e durante esse tempo a Nintendo investiu pesadamente em tecnologia 3D para o lançamento do Nintendo 64. Obviamente o carro-chefe do console era Super Mario 64, o primeiro jogo do personagem em 3D lançado em 1996.

Super Mario 64 mudou vários conceitos sobre a série e pavimentou o caminho para o gênero plataforma em 3D (Foto: Reprodução/The AV Club)

O game alterou bastante os conceitos originais da série e saiu de um jogo de plataforma no qual a ideia era andar para frente e passar de fases para um modelo de aventura no qual seu objetivo é explorar uma grande fase aberta em busca de estrelas oferecidas quando você completa certos desafios. Além de moldar o caminho de Mario pelos próximos anos, Super Mario 64 foi base para toda uma geração de games em 3D.

New Super Mario Bros.

Após títulos menos expressivos para a série, como Super Mario Sunshine no GameCube e o remake Super Mario 64 DS o encanador realizou um grande retorno as suas origens 2D com New Super Mario Bros. para o Nintendo DS em 2006.

Um dos novos power-ups de New Super Mario Bros. deixava Mario gigante, do tamanho da tela (Foto: Reprodução/Wikipedia)

O game foi fez sucesso ao atender a um público que estava há quinze anos sem uma nova aventura 2D de Mario e que nem sempre se dava bem com suas empreitadas tridimensionais. New Super Mario Bros. utilizava gráficos em 3D mas toda sua jogabilidade era em 2D, no estilo do primeiro Super Mario Bros. e claramente inspirado pelo mesmo. O título vendeu mais de 30 milhões de unidades, abaixo apenas do primeiro jogo da série e se tornou um dos dez jogos mais vendidos de todos os tempos.

Super Mario Galaxy

Enquanto nos portáteis o encanador havia voltado para seu estilo 2D, nos consoles suas principais aventuras ainda eram em 3D, como o incrível Super Mario Galaxy para o Nintendo Wii em 2007. O game seguia os moldes estabelecidos por Super Mario 64 mas com um novo conceito de planetoides e galáxias aliado a um show de efeitos visuais e músicas que pareciam comemorar a sua passagem por toda parte das fases.

O mundo vibrante de Super Mario Galaxy parecia comemorar a passagem do personagem por suas fases (Foto: Reprodução/Alvanista)

Apesar de o Nintendo Wii não ser conhecido por sua capacidade gráfica, Super Mario Galaxy exibia visuais belíssimos, ricos e detalhados.

Super Mario 3D Land

O primeiro game da série Mario que tentou criar uma ponte entre suas versões 2D e 3D foi Super Mario 3D Land em 2011 para o Nintendo 3DS. O jogo era em 3D mas trouxe de volta vários elementos dos games clássicos como a ideia de atravessar uma fase ao invés de resolver quebra-cabeças para ganhar estrelas, porém ainda havia pequenos trechos de exploração assim como nos games de Mario em 3D.

Super Mario 3D Land tinha alguns conceitos de Mario 2D porém mantinha a exploração dos games em 3D (Foto: Reprodução/Amazon)

Este novo modelo híbrido ganhou uma sequência no Nintendo Wii U com Super Mario 3D World, mas aparentemente foi deixado de lado com a transição da empresa para o novo Nintendo Switch.

Super Mario Maker

Em 2015 no aniversário dos 30 anos de Super Mario Bros. a Nintendo lançou um game comemorativo para o Nintendo Wii U chamado Super Mario Maker, o qual agora conta também com versão para o Nintendo 3DS. Finalmente jogadores poderiam realizar um de seus maiores sonhos, o de criar suas próprias fases para o encanador.

Super Mario Maker comemorou o aniversário de 30 anos do personagem ao permitir que jogadores criassem suas próprias fases (Foto: Divulgação/Nintendo)

O editor de fases do jogo é poderoso e permite criar fases no estilo de Super Mario Bros., Super Mario Bros. 3, Super Mario World e New Super Mario Bros. U com direito a todos os elementos clássicos desses jogos para dar asas a sua imaginção.

Super Mario Odyssey

O mais recente game de Mario foi uma das maiores surpresas recentes para o personagem quando durante sua revelação ele foi mostrado pela primeira vez em uma cidade realista, lado a lado com pessoas normais apesar de seus traços cartunizados.

Super Mario Odyssey promete redefinir vários dos conceitos do encanador no Nintendo Switch (Foto: Divulgação/Nintendo)

Apesar de parecer Nova York a cidade é chamada "New Donk City" e parece ter alguma ligação com a cidade na qual Mario enfrentou Donkey Kong pela primeira vez. O lançamento de Super Mario Odyssey está marcado para 27 de outubro de 2017 no Nintendo Switch e deverá mais uma vez redefinir vários conceitos sobre o mascote da Nintedo.

Você acha que os jogos de Super Mario mudaram o mundo? Comente no fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo