League of Legends é um dos principais representantes dos eSports, jogos virtuais competitivos que se tornaram febre mundial. Considerado um dos melhores de sua categoria, o game de estratégia da Riot Games aposta em campeonatos profissionais, facilidade de acesso e toneladas de conteúdo para seus usuários. Confira oito motivos que explicam o sucesso de League of Legends.

A febre dos MOBAs

Os MOBAs (sigla para multiplayer online battle arena) estão entre os gêneros mais populares dos últimos tempos no mundo dos games, e League of Legends é um dos grandes expoentes do estilo. Dividindo o protagonismo com DotA 2, da Valve, o jogo é um dos mais jogados do mundo, com números que chegam à casa dos 100 milhões de jogadores mensais.

8 motivos que explicam o sucesso de League of Legends nos eSports (Foto: Divulgação/Riot Games)

O sucesso do título da Riot ainda influenciou uma série de outros jogos do gênero, que emprestam algumas de suas mecânicas consagradas. Entre os concorrentes estão nomes de peso como Heroes of the Storm, Smite, Paragon e Heroes of Newerth.

Grátis para jogar e fácil de rodar

Além de divertido, viciante e profundo, League of Legends também se destaca pelo fato de ser completamente gratuito para jogar. Isso significa que é só criar uma conta e fazer o download do game para ter acesso ilimitado a todos os modos de jogo, incluindo as partidas competitivas.

Outro ponto forte do game da Riot são seus baixíssimos requisitos para funcionar. Com um computador bastante antigo e modesto

... é possível rodar o MOBA sem maiores problemas. Até mesmo PCs com placas de vídeo integradas e pouca memória RAM executam o jogo, graças à sua excelente otimização.

League of Legends é grátis e roda em PCs modestos (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Eventos e transmissões

Muito mais do que disputas entre equipes profissionais, os campeonatos de League of Legends se tornaram uma verdadeira tradição entre os fãs, e atraem milhares de aficcionados para grandes arenas, onde é possível acompanhar a ação ao vivo.

Transmissões pela internet também são bastante populares, e contam com cobertura total dos eventos, com direito a entrevistas, especiais e até mesmo narradores especializados em League of Legends, que transmitem a emoção das partidas para espectadores de todo o mundo.

Grandes campeonatos e transmissões movimentam o League of Legends (Foto: Diego Borges / TechTudo)

Jogadores e equipes famosas

Com o crescimento do League of Legends como eSport, os jogadores do game rapidamente chegaram ao patamar de verdadeiros astros. O sul-coreano Lee "Faker" Sang-hyeok e os brasileiros Felipe "brTT" Gonçalves e Gabriel "Kami" Bohm estão entre os profissionais mais populares do jogo, e colecionam fãs por todo mundo.

Times como RED Canids, INTZ, Keyd Stars e paiN Gaming também despertam a paixão de adeptos do game, que vestem com orgulho os uniformes das equipes e acompanham de perto o desempenho dos times em eventos no Brasil e no mundo.

Sul-coreano Faker é considerado um dos melhores jogadores de League of Legends (Foto: Divulgação/SKT)

Jogabilidade estratégica

Talvez o principal motivo do esmagador sucesso do MOBA da Riot no cenário competitivo seja sua jogabilidade, rica e complexa. Com mais de 100 personagens jogáveis e centenas de habilidades diferentes, League of Legends tem conteúdo para agradar até mesmo os jogadores mais exigentes.

Composições de equipes e campeões também garantem variedade às partidas do game, que nunca são iguais e podem ser bastante emocionantes. A curva de aprendizado suave também colabora com a chegada de novos fãs e potenciais jogadores competitivos.

Jogabilidade estratégica é um dos trunfos de League of Legends (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Grandes premiações

Campeões de apelo com os fãs, os campeonatos oficiais de League of Legends também são famosos por distribuir gordas premiações em dinheiro para os times vencedores. Só na última edição do Mid-Season Invitational, realizado em maio desse ano, os valores bateram a casa de US$ 1,5 milhão, com 40% do valor convertido à equipe ganhadora, SK Telecom.

Altas premiações são atrativo do cenário competitivo de League of Legends (Foto: Reprodução/ESportssource)

Clima competitivo

Além de simplesmente disputar partidas online contra outros usuários ou offline contra bots, os jogadores de League of Legends também podem jogar partidas rankeadas no game, que promovem os invocadores a patentes mais altas, de acordo com o seu desempenho nos jogos.

O jogo competitivo já se mostrou uma excelente opção para jogadores mais dedicados, que investem tempo em treinamentos e na fomração de equipes com amigos. A fórmula é bastante viciante, e capaz de manter os usuários envolvidos e comprometidos com o game.

Modo rankeado de League of Legends pode ser acessado por todos jogadores (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Suporte da Riot

Nem só de partidas multiplayer vive League of Legends. Outro trunfo que ajudou a consagrar o MOBA como um dos principais eSports da atualidade é o constante suporte da Riot, que mantém o título fresco e o ambiente competitivo saudável.

Constantes atualizações, balanceamento de personagens, lançamento de campeões, skins e outros itens são só alguns dos pontos fortes do jogo. League of Legends ainda está completamente traduzido para o português, com direito a dublagem para os personagens, assim como diversos outros idiomas.

Suporte e atualizações são constantes em League of Legends (Foto: Divulgação/Riot Games)

Quer saber como mostrar maestria em LoL? Confira no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo