O navegador Firefox Focus exibe a seguinte notificação quando um usuário tenta tirar um screenshot (o famoso print) do que está na tela: "Não foi possível obter a captura de tela. Capturas de tela não são permitidas pelo app ou por sua organização". Isso acontece porque o aplicativo para Android e iPhone (iOS) promete mais privacidade do que browsers comuns, como Google Chrome e Firefox.

No tutorial a seguir, descubra como tirar print no Firefox Focus e tenha mais liberdade no browser da Mozilla. O Firefox Focus tem, entre as funções de destaque, a limpeza de histórico com um só toque e o bloqueio de rastreadores de publicidade.

Firefox Focus bloqueia prints da tela; saiba como desativar função (Foto: Caio Bersot/TechTudo)

Passo 1. Depois de abrir o Firefox Focus no Android, vá até o ícone de três pontos, na parte superior direita da tela, para ter acesso às configurações do app.

... 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">

Para tirar print no Firefox Focus, é preciso alterar as configurações do navegador (Foto: Reprodução/Caio Bersot)

Passo 2. No menu aberto, toque em "Configurações". Na seção seguinte, desça até "Furtividade" e arraste a chave para desativar o bloqueio de prints no navegador.

Nas configurações, desça até "Furtividade" para desativar o modo de privacidade para prints no Firefox Focus (Foto: Reprodução/Caio Bersot)

Passo 3. Depois de desativar o bloqueio de prints, basta ir para qualquer tela do navegador. Já será possível fazer capturas de tela sem impedimentos.

É possível tirar print de qualquer tela do app após desativar a função no Firefox Focus (Foto: Reprodução/Caio Bersot)

Qual é o melhor navegador para celular? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo