Julho não foi um mês qualquer para o WhatsApp: o aplicativo anunciou a marca de 1 bilhão de usuários ativos diariamente. O mensageiro também anunciou atualizações importantes, como o novo método que simplifica a formatação de texto, por enquanto exclusivo para Android, e a adição de atalhos para conversas e favoritos, liberado na versão Beta (de testes).

Além disso, os usuários de iPhone (iOS) receberam uma função que fez sucesso no sistema do Google em junho: a possibilidade fixar conversas no topo da aba de chats. Não conseguiu acompanhar todas as mudanças? Nas linhas a seguir, reunimos tudo o que bombou sobre o WhatsApp no último mês.

Aatalho de conversa e favoritos foi um dos novos recursos do WhatsApp em julho (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Atalhos para conversas e favoritos

Já era possível fixar chats no Android, mas a versão Beta do app introduziu um jeito ainda mais fácil de acessar as conversas e favoritos no Android 7. Agora, ao dar um toque longo no ícone do mensageiro, os usários podem ver atalhos para a acessar a câmera, mensagens marcadas e abrir novo chat, o que agiliza bastate a execução dessas tarefas.

Vale destacar que o recurso ainda está disponível para po

... ucas pessoas de forma nativa. Além de participar do programa de testes, o usuário precisa ter um smartphone com a versão mais atual do Android 7, que por enquanto marca presença em 11,5% de todos os telefones com o sistema do Google. Para não te deixar de fora dessa, o TechTudo ensinou um macete para utilizar a mesma funcionalidade, mas com o auxílio do Action Launcher. Ela funciona em versões mais antigas do Android.

Versão Beta do WhatsApp para Android ganhou atalhos no ícone (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Formatação rápida de texto

Desde 2016 o WhastApp permite formatar o texto das mensagens, mas em julho esse processo ficou bem mais simples para quem tem dispositivo com Android 6 ou superior. Esses usuários, agora, podem colocar a fonte em negrito, itálico, tachado e com espaçamento sem precisar decorar códigos. Basta selecionar a formatação no menu suspenso. Antes, a funcionalidade estava restrita à versão de testes do app.

Formatação de texto simples agora está na versão estável do WhatsApp para Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Gravador de voz embutido

Outro recurso exclusivo do app para Android é o gravador do WhatsApp. A ferramenta permite enviar áudios de até 15 minutos sem que o usuário precise pressionar continuamente o ícone do microfone na tela – uma ótima saída para gravar mensagens longas enquanto realiza outras tarefas. Você ainda pode ouvir a gravação antes de enviá-la para o contato.

WhatsApp agora tem gravador que dispensa segurar ícone de microfone (Foto: Caio Bersot/TechTudo)

Enviar uma conversa para você mesmo

Essa dica permite que os usuários de Android e iPhone (iOS) usem o WhatsApp como uma espécie de bloco de notas. Assim como o Facebook Messenger, o mensageiro permite enviar mensagens para você mesmo. O espaço pode servir para guardar links, arquivos e anotações para ver depois.

Versões para iPhone e Android do WhatsApp permitem criar chats consigo próprio (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Envio de qualquer tipo de arquivo

O WhatsApp estreou o envio de arquivos de qualquer tipo nas conversas, o que antes só era possível com documentos em PDF. A função, já disponível na versão web do mensageiro, está sendo liberada aos poucos para usuários do iPhone, Android e Windows Phone. Embora possam ser de diversos formatos, os arquivos precisam ter até 100 MB.

Suporte a diversos formatos de arquivo foi liberado para versões web, Android, iOS e Windows Phone (Foto: Reprodução / TechTudo)

Fixar conversas no iOS

Assim como o app para Android, o WhatsApp para iPhone ganhou em julho a possibilidade de fixar as conversas no topo da tela de chat. O recurso foi introduzido na versão 2.17.40 do mensageiro para iOS e funciona tanto para conversas individuais quanto em grupo.

Fixação de conversa no topo da tela do WhatsApp para iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Qual atualização do WhatsApp foi a melhor? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo