Sabemos que o superaquecimento é um vilão nos computadores e até mesmo em dispositivos móveis, isso porque, em muitos casos, ele é a principal causa de perda de desempenho e velocidade.

Pensando nisso, pesquisadores da IBM e do Instituto Federal de Tecnologia de Zurich desenvolveram um novo tipo de bateria capaz não só de fornecer energia, mas também de resfriar chips.

Redox Flow é uma bateria capaz de resfriar e fornecer energia (Foto: Divulgação/IBM e Eth Zurich)

A Redox Flow, como foi batizada, é uma bateria de fluxo integrado instalada diretamente em chips de equipamentos, o que proporciona mais espaço, menos gasto de energia e redução de temperatura. A tecnologia utilizada consiste em um circuito fechado e uma reação eletroquímica capaz de produzir eletricidade através de líquidos eletrolíticos bombeados para a célula exterior da bateria. Esses líquidos especiais são comumente utilizados em larga escala, em diferentes processos de armazenamento de energia.

Segundo a IBM, alguns dos componentes da bateria são utilizados em painéis solares e turbinas eólicas e, por isso, uma das maiores dificuldades encontradas foi reduzir o tamanho da bateria para para 1,5 mm de espessura sem perder nenhuma funcionalidade. A empresa ainda informou que os pesquisadores estão tentando utilizá-la em processadores e outros chips de computador, no entanto é preciso diminuir ainda mais a escala do produto.

... r" style="padding-bottom: 36.6428571429%;">

Redox Flow utilizou impressora 3D para fabricar peças (Foto: Divulgação/IBM )

Nos testes realizados pela equipe, o fluxo foi capaz de dissipar um calor maior do que o gerado pela própria bateria. Além disso, os cientistas usaram uma impressora 3D para criar canais responsáveis por conduzir sem nenhuma falha os líquidos por todo o dispositivo e, no intuito de evitar acidentes, a IBM utilizou uma membrana de proteção extra, para separar esses canais.

O projeto ainda está na fase de pesquisa e ainda não foi divulgada uma data para que a bateria chegue ao mercado.

Via: Eth Zurich



>>> Veja o artigo completo no TechTudo