Forza Motorsport 7 e Gran Turismo Sport são os dois exclusivos de corrida do Xbox One e PlayStation 4, respectivamente. Os jogos chegarão às lojas em outubro (dia 3 para Forza e 18 para GT Sport) e as comparações são inevitáveis, já que tem muito tempo que os lançamentos das duas séries não tinham datas tão próximas. A seguir, você fica por dentro do que cada um traz para atrair os jogadores e descobre qual deles leva vantagem de acordo com o seu perfil e aquilo que atende melhor as suas preferências.

Quantidade de carros

Forza 7 terá vantagem na contagem total de carros disponíveis (Foto: Divulgação/Turn10)

A vitória nesse critério é para o Forza Motorsport 7. Com promessa de mais de 700 carros diferentes, o game supera com facilidade a contagem de “mais de 150 carros” sinalizada pela Poliphony Digital, estúdio da Sony por trás dos jogos da série Gran Turismo.

Trata-se de um resultado interessante e até inédito: ao longo dos anos, os fãs dos jogos de corrida se acostumaram a ver Gran Turismo com contagens de carros superando mil modelos diferentes.

Quantidade de pistas e traçados

... 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">

Gran Turismo Sport terá menor variedade de carros e pistas (Foto: Divulgação/Poliphony Digital)

Forza repete a dose quando se analisa a quantidade de autódromos e circuitos, bem como a diversidade em cada um deles. O exclusivo do Xbox One chegará aos fãs com 30 pistas diferentes e 200 variações de traçados no total.

GT Sport é mais econômico: o exclusivo da Sony para o PlayStation 4 chega com 17 locais diferentes que, juntos, somam um total de 28 configurações de pistas disponíveis entre circuitos reais, de rua e fictícios.

Suporte 4K e gráficos

Mais uma vitória do Forza Motorsport 7. Com o poderoso hardware do Xbox One X, o game poderá rodar a resolução 4K real no console da Microsoft, mantendo a taxa de 60 FPS (quadros por segundo) para garantir uma experiência ainda mais fluida e de qualidade aos jogadores.

Forza Motorsport 7 na E3 2017 (Foto: Reprodução/YouTube)

GT Sport será apresentado em 4K no PlayStation 4 Pro e em televisores com essa resolução. Porém, dadas as características do console da Sony, o tipo de processamento acaba criando imagens 4K a partir de amostras de resolução mais baixa. No fim das contas, embora atinja o Ultra HD, Gran Turismo Sport pode estar sujeito a gráficos menos definidos do que o rival.

Recursos extras

Clima dinâmico, com corridas que podem começar no molhado e terminar no seco (ou vice-versa) são um destaque de Forza 7 (Foto: Divulgação/Turn10)

Fãs de jogos do gênero, em especial com pegada mais voltada à simulação, costumam valorizar títulos que oferecem condições climáticas variáveis e a possibilidade de passagem do tempo, como partidas que podem começar com a luz do sol e terminar à noite. Nesse aspecto, os dois jogos praticamente empatam pelos recursos que oferecem e pelas omissões.

Forza 7 será o primeiro jogo da série a ter variação do tempo: dependendo da forma como o jogador configurar o game, uma corrida poderá começar com pista seca e terminar debaixo de chuva, ou vice-versa. Essa é uma vantagem de Forza 7, já que a implementação de mudança de clima segue um modelo diferente e mais restrito em Gran Turismo Sport.

Gran Turismo promoveu esse tipo de possibilidade ainda em GT 5, mas a característica não retorna em GT Sport. Segundo Kazunori Yamauchi, diretor do jogo, a decisão por eliminar as mudanças na metereologia tem a ver com a necessidade de garantir melhor desempenho gráfico do jogo. Portanto, para correr na chuva, o jogador precisará optar por pista molhada, mas não terá a possibilidade de definir condições variáveis, em que a pista seque ao longo do tempo.

GT Sport não terá variações climáticas ao longo de uma prova (Foto: Divulgação / Sony)

O mesmo vale para à passagem de tempo, com partidas começando de dia e terminando à noite: embora Gran Turismo tenha se destacado nas gerações anteriores por oferecer sempre esse tipo de característica, ela estará ausente em GT Sport: você poderá escolher correr à noite, no entardecer, de manhã e etc, mas o horário não vai mudar ao longo da corrida.

A Turn10, responsável por Forza Motorsport 7, não abriu o jogo sobre esse recurso no novo título. Entretanto, espera-se uma implementação similar à de GT Sport: nada de mudanças dinâmicas de horário.

Editor de pinturas

GT Sport terá um editor de pinturas (Foto: Divulgação/Poliphony Digital)

Finalmente, a série Gran Turismo terá um editor de pinturas, que permite que o jogador personalize seus carros com patrocinadores, números e outros efeitos visuais. A presença desse recurso atende uma antiga demanda dos jogadores da série. Forza 7, assim como seus antecessores, oferecerá também um editor avançado.

Photo Mode

Photo Mode é um dos recurso mais caprichados dos jogos da série Gran Turismo (Foto: Divulgação/Poliphony Digital)

Tanto Forza como Gran Turismo terão modos fotográficos em seus títulos. Eles visam permitir que jogadores explorem as máquinas, criando imagens caprichadas com efeitos visuais, de luz, sombra, lentes e etc. Forza 7 e GT Sport contarão com modos fotográficos.

Modo singleplayer vs Multiplayer

Gran Turismo Sport focará no multiplayer, com eventos oficiais da FIA (Foto: Divulgação/Poliphony Digital)

Gran Turismo Sport busca inovar no modelo para os jogos de corrida, criando um espaço em que e-sports e competições online (com direito à chancela Federação Internacional do Automóvel) são o foco e substituindo toneladas de eventos offline para que o jogador ganhe créditos.

No lugar de tudo isso, entra um ambiente competitivo que visa tornar GT Sport numa arena para que os pilotos de sofá disputem campeonatos e eventos com organização, regulamento e critérios que simulam o funcionamento do automobilismo no mundo real.

Forza Motorsport 7 vai por outro caminho. Embora o game tenha também mecânicas para incentivar competições e eventos de cunho mais profissional e esportivo, há um modo carreira voltado para o single player com eventos, testes, carros para liberar, créditos para receber e toda a estrutura com a qual os jogadores das duas séries já se acostumaram.

Em resumo, se você quer um modo carreira para se divertir sem compromisso, Forza Motorsport 7 é uma melhor escolha. Se, por outro lado, você quer matar a vontade de se sentir um piloto profissional e ter a experiência de participar de eventos com a chancela da FIA, Gran Turismo Sport é uma opção mais interessante.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo