O app Skype para celular foi completamente reformulado no Android e iPhone (iOS) e ganhou um design agradável, mas outras mudanças não tão desejadas. Uma das novidades do aplicativo da Microsoft é a inclusão de contatos de forma automática, algo que pode não agradar usuários que desejam ter mais controle sobre quem aparece na lista de pessoas.

Felizmente, o app recebeu uma atualização que já permite remover desconhecidos e conversas para limpar a lista de amigos pelo smartphone. Veja como realizar as duas tarefas no tutorial a seguir.

Novo Skype sincroniza contatos automaticamente; veja como removê-los da sua lista pelo celular (Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo)

Como remover conversas

Passo 1. Localize a conversa que você deseja excluir do histórico. Toque no item e o mantenha pressionado para abrir um menu de opções. Toque em “Excluir chat” e confirme a remoção na janela pop-up.

... 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">

Remova uma conversa inteira no Skype (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como remover contatos

No Skype 8.0 para celular, a lista de contatos do app sincroniza com a agenda do smartphone para encontrar pessoas e adicioná-las automaticamente. Ou seja, basta que você tenha o telefone de alguém gravado para o programa encontrar a correspondência na base do Skype. Felizmente, há como impedir a adição dessas conexões.

Passo 1. No primeiro acesso ao Skype no celular, lembre-se de tocar em “Ignorar” ao ser perguntado sobre a sincronização de contatos da agenda. Caso tenha avançado sem querer, é possível evitar a sincronização ao negar a permissão de acesso à agenda do celular no Android e iPhone.

Impeça a sincronização da agenda no Skype (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Se a sincronização tiver sido realizada, é possível cancelar para evitar a adição automática de novos contatos. Na tela principal do Skype, toque na sua foto de perfil e, em seguida, no símbolo de engrenagem para acessar as configurações.

Acesse as configurações do app do Skype (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Role a tela até encontrar o item “Privacidade”. Desligue a chave ao lado de “Sincronizar o catálogo de endereços”.

Desative a sincronização da agenda do Skype (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Depois disso, novos contatos da agenda não serão mais adicionados ao Skype, mas os que foram incluídos automaticamente permanecem na sua lista de pessoas. Para removê-los, acesse o catálogo de endereços na tela principal e localize um item que deseja excluir.

Selecione um contato para excluir do Skype (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Abra uma conversa com a pessoa e toque no nome para acessar as configurações. Toque em “Excluir contato”.

Exclua um contato do Skype (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O procedimento de exclusão vale tanto para contatos que você adicionou manualmente quanto para aqueles obtidos da sua agenda. Por enquanto, não existe uma forma de remover várias pessoas de uma vez, tornando necessário repetir o último passo para cada contato a ser removido do seu Skype.

Skype parou de funcionar, como resolver? Descubra no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo