O aplicativo do Telegram para iPhone (iOS) agora permite enviar fotos e vídeos que se autodestroem após visualizados. Antes, já era possível realizar esse procedimento nos chats secretos. Porém, o novo recurso permite enviar imagens que somem sozinhas em chats individuais normais.

A funcionalidade está presente em aplicativos de bate-papo como Snapchat, Facebook Messenger e Instagram. Vale lembrar que no WhatsApp a opção não existe de forma nativa, mas há um truque para enviar mensagens que se autodestroem no mensageiro. Veja, no tutorial abaixo, como enviar fotos e vídeos autodestrutivos na versão mais recente do Telegram. O procedimento não é valido para grupos.

Telegram ganha suporte a fotos e vídeos auto-destrutivos em chats normais; saiba usar (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Passo 1. Abra o Telegram e acesse o bate-papo com o amigo ou grupo para o qual você quer mandar a imagem autodestrutiva. Agora, toque sobre o botão do clipe, à esquerda do campo de texto.

... 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">

Abra uma conversa no Telegram (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Você pode tocar sobre o ícone da câmera para tirar uma nova foto ou gravar um vídeo. Caso queira usar uma imagem da sua biblioteca, toque em "Foto ou Vídeo". Após selecionar o arquivo, toque sobre o ícone do relógio, no canto inferior direito da tela.

Selecione a foto ou vídeo no Telegram (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Escolha o tempo em que a foto ou vídeo se autodestruirá. Você pode escolher entre um segundo e um minuto. Feito isso, toque em "Pronto" e, em seguida, clique sobre o botão com a seta azul para enviar a imagem.

Enviando uma foto ou vídeo autodestrutivo no Telegram (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Note que a imagem enviada ficará oculta na miniatura. É necessário abri-la para ver o conteúdo. No caso de uma foto ou vídeo autodestrutivo, a informação de que a imagem desaparecerá após aberta é exibida no topo da tela. Na parte inferior, é possível descobrir se o contato abriu a foto ou o vídeo.

Foto autodestrutiva enviada no Telegram (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Qual a melhor alternativa ao WhatsApp? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo