A Semp, que ficou conhecida dos brasileiros por sua joint venture Semp Toshiba, trouxe para a Eletrolar Show 2017, em São Paulo, modelos próprios, da parceria com a japonesa e também da nova sócia, a chinesa TCL — que ocupa a maior área do estande de 304 m². Para celebrar 75 anos de mercado, a empresa brasileira, que é reconhecida como a primeira a fabricar um aparelho televisor no país, optou por mostrar poder em um mercado dominado por sul-coreanas como Samsung e LG.

Com valor estimado em mais de R$ 100 mil, a Smart TV gigante da TCL tem um painel curvo 4K, Android TV e uma base grande, resistente e com acabamento em madeira para suportar seus mais de 425 quilos. Fabricada e vendida apenas sob encomenda na China, a produção de uma tela desse tamanho — com diagonal de 2,8 metros — é capaz de parar uma fábrica para que possa ser realizada com precisão. O preço de produção na planta pode variar e o transporte, mais ainda.

TV curva com tela 4K gigante da TCL é destaque na Eletrolar Show 2017 (Foto: Divulgação/Eletrolar)

“Só produzimos esse tipo de painel por encomenda. É preciso fazer um corte especial, não é um corte que se vende normalmente”, explica Ricardo Freitas, presidente da Semp TCL. “O preço de venda vai depender da demanda da fábrica [a ser paralisada] no momento da encomenda, do câmbio e transporte”, completa.

A Samsung já exibiu, em 2013, modelo semelhante, porém flat, co

... m mesmo tamanho em polegadas. A Smart TV estava a venda apenas na Coreia do Sul.

Viagem de 25 dias China - Brasil

A exibição de um televisor desse tamanho na Eletrolar Show surpreende — a viagem da China ao Brasil demorou cerca de 25 dias. Aparelhos como esses são vistos apenas em grandes feiras de tecnologia no exterior como a CES, em Las Vegas, e IFA, em Berlim. Esta última justamente para onde essa gigante deve ser levada nos próximos meses, de avião especial e embalagem super reforçada.

Com base reforçada Smart TV de 110 polegadas pode ser levemente girada no eixo (Foto: Melissa Cruz Cossetti / TechTudo)

“Foi uma aventura trazer essa TV para o Brasil. Ela estava na Ásia, teve que vir de aéreo pois via navio estaria muito exposta a humidade, em um avião cargueiro preparado, pois em um normal não caberia. O tamanho dela, com a caixa, é ainda maior”, conta Maximiliano Dominguez, diretor de engenharia da Semp TCL. O executivo explica ainda que foram precisos caminhões e guindastes para manobrar a TV que não cabe em empilhadeiras usadas na montagem de eventos.

TCL leva Smart TV 8K de tela curva para Eletrolar, mas falta conteúdo (Foto: Melissa Cruz Cossetti / TechTudo)

Demonstração de tecnologia 8K

Outro momento ostentação da TCL foi trazer uma Smart TV de tecnologia 8K. Com tela curva, HDR e modestas 55 polegadas — metade do tamanho do televisor gigante na frente do espaço de exposição — o modelo ainda é uma “demonstração de tecnologia” e não chegou para venda no Brasil. “Anda não temos conteúdo [de vídeo] oferecido em 8K no país, então trouxemos apenas para mostrar que já temos essa tecnologia antes mesmo de popularizar”, disse Freitas.

Para entender e a Semp

A Semp é uma empresa brasileira que nasceu em 1942 e ostenta o status de primeira fabricante de aparelho televisor no país — quem visita o evento pode ver um exemplar com tela em preto e branco de 1952. Em março de 2016, a sociedade Semp Toshiba chegou ao fim. A Toshiba Corporation, porém, manteve um acordo de direitos de uso, que cede a marca ao grupo. Portanto, atualmente, a brasileira segue presente no mercado com as marcas SEMP, TCL e TOSHIBA. A TCL Corporation, por sua vez, tomou o lugar da Toshiba, em uma nova joint venture.

Smart TVs TCL tem Linux ou Android TV, com botões de Netflix e Globo Play nos controles (Foto: Melissa Cruz Cossetti / TechTudo)

A TCL se destacou no mercado nacional com o modelo P2 Ultra HD, uma Smart TV 4K com sistema Linux, que chegou com botão exclusivo para acesso ao Globo Play, além do botão da Netflix, presente em grande parte das televisões inteligentes. Com modelos de 49”, 55” e 65” — e preços competitivos a partir de 3.299 — a fabricante tem também modelos mais sofisticados X3 com Android TV.

Smart TVs conectadas e 4K são apostas da TCL no QLED (Quantum Dot) com Android TV na série X3 (Foto: Divulgação/Eletrolar)

*A jornalista viajou a convite da Eletrolar Show

Qual é a melhor TV 4K? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo