O conjunto de cidades brasileiras com domínios .br acaba de ganhar outros nove integrantes. Os novos Domínios de Primeiro Nível (DPN) chegam durante os meses de julho e agosto, sem sequência. Com isso, sites nacionais poderão contar novos com DPNs como Brasília (bsb.br), Maceió (maceio.br) e Rio de Janeiro (rio.br), incluindo outras que possuem alto índice populacional. Isto é, com mais de 500 mil habitantes, conforme a regra.

A oportunidade é oferecida por meio de uma iniciativa do NIC.br — Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. A campanha da entidade civil recebeu cerca de 7.600 sugestões para as 46 cidades participantes em apenas dois meses e conta com mais de 11 mil registros para os domínios de cidades criados. Entre as capitais já contempladas estão: Florianópolis (floripa.br), João Pessoa (jampa.br), Belém (belem.br), Recife (recife.br), Macapá (macapa.br) e Porto Alegre (poa.br).

Campanha criou domínios para mais nove cidades brasileiras (Foto: Reprodução/NIC.br)

Definidos a partir de sugestões da comunidade Internet por meio do site da Campanha Cidades ".br", os novos domínios ficarão disponíveis na página do Registro.br nas datas especificadas abaixo. Será possível registrar domínios como: "meunome.aju.br", "minhaempresa.bsb.br", "minhaideia.rio.br" entre outras alternativas para cada uma das cidades.

Veja a lista de DPNs criados e suas respectivas datas:

  • 10/7 - osasco.br - Osasco
  • 13/7 - bsb.br - Brasília
  • 17/7 - maceio.br - Maceió
  • 20/7 - aju.br - Aracaju
  • 24/7 - cuiaba.br - Cuiabá
  • 27/7 - udi.br
... - Uberlândia
  • 31/7 - natal.br - Natal
  • 03/8 - riobranco.br - Rio Branco
  • 07/8 - rio.br - Rio de Janeiro
  • Outros 28 municípios ainda esperam a definição de quais serão seus domínios exclusivos sob o ''.br''. Os interessados em contribuir com os nomes de outras cidades podem participar da campanha no site do NIC. BR (cidades.registro.nic.br). A entidade está incentivando pessoas com idade a partir dos 12 anos a enviarem suas sugestões favoritas de nomes populares ou notoriamente reconhecidos pela população local para novos DPNs.

    O NIC.br é a entidade responsável por implementar as decisões do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Entre estas tarefas estão registrar nomes de domínio, tratar de incidentes de segurança e pesquisar novas tecnologias de comunicação.

    Como descobrir se um site é confiável para compras online? Veja dicas no Fórum do TechTudo.



    >>> Veja o artigo completo no TechTudo