O supercomputador Watson, da IBM, famoso por ter participado de um programa de perguntas e respostas na TV norte-americana, ganhou atualiza??es que o deixam ainda mais impressionante. A partir de agora, o computador ouve comandos e os traduz em texto, e vice-versa. O Watson tamb?m aprendeu a interpretar imagens e ganhou capacidades de fazer analogias para encontrar rela??es entre conceitos que estejam envolvidos com os comandos recebidos.

IBM vai liberar o uso do supercomputador Watson para desenvolvedores

Supercomputador ganha recursos que podem ser explorados comercialmente pela IBM (Foto: Divulga??o)

Todas essas novas funcionalidades orbitam o Watson Developer Cloud, uma comunidade de inova??o criada pela IBM e que congrega gente do mundo inteiro, que ? convidada a desenvolver novas aplica??es para deixar o computador ainda mais impressionante.

Em rela??o aos novos servi?os, o reconhecimento de imagens e a capacidade de analisar comandos para encontrar rela??es entre conceitos s?o os mais interessantes. O reconhecimento visual analisa o conte?do de imagens, fotos e v?deos, para entender o que est? acontecendo na imagem. Cada elemento que o Watson encontra no arquivo de imagem recebe uma classifica??o. A ideia da IBM ? oferecer a plataforma para solu??es de com?rcio virtual, que precisem conhecer mais dos clientes para potencializar vendas.

De forma semelhante, o Watson tamb?m ? capaz de estabelecer rela??es entre conceitos de busca, por exemplo. Mais uma vez, a inten??o da IBM ? que esse servi?o seja interessante para quem desenvolve plataformas de com?rcio virtual.

Tem alguma d?vida sobre tecnologi

... a? Comente no F?rum do TechTudo.?

Outra ferramenta que vale mencionar ? a da an?lise de contexto, em que o computador torna-se capaz de, com par?metros que variam dinamicamente, mudar sua percep??o sobre um problema. Nesse caso, a IBM oferece a solu??o para empresas que precisem avaliar estrat?gias de cria??o de novos produtos.

Via Developer IBM



>>> Veja o artigo completo no TechTudo