A VirusTotal, empresa de seguran?a online comprada pelo Google no ano passado, recebeu o apoio da Microsoft no seu projeto de redu??o de alertas para falsos malwares em sistemas antiv?rus. Segundo o servi?o gratuito, que analisa arquivos e URLS suspeitas, seu sistema recebeu a contribui??o da criadora do Windows para realizar as corre??es em mais de 6 mil ?falsos positivos? de v?rus nos ?ltimos dias.

Veja tamb?m: Cortana vai 'pensar sozinha' no Windows 10

V?rusTotal quer eliminar falsos positivos de arquivos maliciosos no seu sistema (Foto: Divulga??o/Facebook)

Qual ? o melhor antiv?rus gr?tis? Comente? no F?rum do TechTudo

O projeto da VirusTotal Uploader ? bastante simples: a empresa tenta corrigir arquivos que s?o marcados como v?rus de maneira errada. Isso pode acontecer algumas vezes, dependendo das permiss?es que um arquivo pede ou as propriedades do computador que ele vai alterar. Com isso, os antiv?rus acabam alertando para um perigo que n?o existe.

Resolver este tipo de problema, por?m, n?o ? nada f?cil. Por isso, ? preciso que outras companhias, como a Microsoft, auxiliem no que for poss?vel. Afinal, com os antiv?rus cada vez mais restringentes e proativos, h? o bloqueio de qualquer sombra de amea?a, causando problemas para os usu?rios.

Quando identifica um arquivo ?falso positivo?, a VirusTotal o marca, de acordo com esta classifica??o, notifica as empresas e permite que as corre??es sejam feitas rapidamente. Agora, com a colabora??o de outras fabricantes de software, ela ainda coloca fontes que revelaram que o aplicativo ? confi?vel, para dar ainda mais seguran?a ? afirma??o.

Nos casos dos programas que foram identificados pela Microsoft como falsos positivos, uma mensagem dizendo que ?o programa pertence ao cat?logo dos programas da Microsoft? ? exibida, ao lado da mensagem ?fonte confi?vel?. Assim, os antiv?rus podem remov?-lo de suas listas de alertas de v?rus.

... lo Google (Foto: Divulga??o)" height="170" width="695">Alertas de v?rus falsos est?o sendo alvo de empresa comprada pelo Google (Foto: Divulga??o)

Apesar da colabora??o neste caso, no entanto, Microsoft e Google n?o v?m tendo uma rela??o muito boa nos ?ltimos tempos. Curiosamente, por conta de problemas que s?o justamente na ?rea de seguran?a. Afinal, o Project Zero, do Google, divulgou falhas que existem no Windows antes de a Microsoft consert?-las, o que gerou muita pol?mica no setor de ciberseguran?a.

Via VirusTotal?e ZDNet



>>> Veja o artigo completo no TechTudo