Os campuseiros puderam conhecer neste s?bado (7), no Palco Marte da Campus Party 2015, o criador do primeiro museu para videogames do Brasil, Cleidson Lima. O local fica na cidade natal do jornalista, Campo Grande (MS). Apaixonado por jogos, Lima come?ou a exibir seus equipamentos para o p?blico e disponibilizar os consoles para que as pessoas conhecessem games cl?ssicos e mais antigos.

Acompanhe a Campus Party 2015 minuto a minuto

Cleidson Lima conta a hist?ria do museu do videogame na Campus Party 8 (Foto: Paulo Figueiredo/TechTudo)

Com o tempo, para uma cidade de apenas 800 mil habitantes, o Museu do Videogame j? havia atingido o seu papel, e Lima viu que era hora de levar seu acervo para outras partes do Brasil. Cadastrou-se no projeto no IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) e transformou a exposi??o em um formato que pudesse rodar por todo o pa?s: o Museu do Videogame Itinerante.

Telejogo?? exposto em uma das visitas do museu em shoppings (Foto: Divulga??o/MuseuVideogame)

Entre mais de 200 consoles reunidos, os visitantes do museu itinerante podem conhecer aquele que ? reconhecido por ser primeiro videogame de sucesso do mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972, e jogar o Telejogo, primeiro console a ser comercializado no Brasil. Os prim?rdios da Nintendo como Super Boy e Nintendinho, que vieram antes do SNES, tamb?m est?o l?, cheios de hist?ria para contar.

No fim do ano passado, Cleidson Lima ganhou o Pr?mio Brasil Criativo do Minist?rio da Cultura na categoria Museus. Com o crescimento do projeto, ? chamado para expor em diversos lugares, principalmente em feiras e shoppings. S? este ano, o Museu vai passar por S?o Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Fortaleza, Curitiba, Florian?polis, Londrina e Pelotas.

Videogame foi feito para durar dez anos, n?s que teimamos?
Cleidson Lima, Museu do Videogame

Na palestra, Lima destacou que recebe parcerias de outr

... os colecionadores do pa?s para aumentar a variedade de consoles em determinadas exposi??es. Atualmente, os visitantes podem jogar cerca de 16 deles, sendo que o cl?ssico Atari chama bastante a aten??o das crian?as de todas as idades.

Apesar dos cuidados, ? dif?cil manter todos funcionando. Cerca de 20 aparelhos v?o para a manuten??o todos os anos.?

"Videogame foi feito para durar no m?ximo dez anos, n?s que teimamos para que eles durem mais?, brinca.

Para contratar o museu em sua cidade, ? poss?vel entrar em contato com Cleidson Lima pelo e-mail [email protected].

?



>>> Veja o artigo completo no TechTudo