Os campuseiros puderam conhecer neste s?bado (7), no Palco Marte da Campus Party 2015, o criador do primeiro museu para videogames do Brasil, Cleidson Lima. O local fica na cidade natal do jornalista, Campo Grande (MS). Apaixonado por jogos, Lima come?ou a exibir seus equipamentos para o p?blico e disponibilizar os consoles para que as pessoas conhecessem games cl?ssicos e mais antigos.

Acompanhe a Campus Party 2015 minuto a minuto

Cleidson Lima conta a hist?ria do museu do videogame na Campus Party 8 (Foto: Paulo Figueiredo/TechTudo)

Com o tempo, para uma cidade de apenas 800 mil habitantes, o Museu do Videogame j? havia atingido o seu papel, e Lima viu que era hora de levar seu acervo para outras partes do Brasil. Cadastrou-se no projeto no IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) e transformou a exposi??o em um formato que pudesse rodar por todo o pa?s: o Museu do Videogame Itinerante.

Telejogo ficou dispon?vel para campuseiros jogarem durante a Campus Party 2015 (Foto: Paulo Figueiredo/TechTudo)

Entre mais de 200 consoles reunidos, os visitantes do museu itinerante podem conhecer aquele que ? reconhecido por ser primeiro videogame de sucesso do mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972, e jogar o Telejogo, primeiro console a ser comercializado no Brasil. Os prim?rdios da Nintendo como Super Boy e Nintendinho, que vieram antes do SNES, tamb?m est?o l?, cheios de hist?ria para contar.

No fim do ano passado, Cleidson Lima ganhou o Pr?mio Brasil Criativo do Minist?rio da Cultura na categoria Museus. Com o crescimento do projeto, ? chamado para expor em diversos lugares, principalmente em feiras e shoppings. S? este ano, o Museu vai passar por S?o Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Fortaleza, Curitiba, Florian?polis, Londrina e Pelotas.

Videogame foi feito para durar dez anos, n?s que teimamos?
Cleidson Lima, Museu do Videogame

Na palestra, Lima destacou que recebe parcerias de o

... utros colecionadores do pa?s para aumentar a variedade de consoles em determinadas exposi??es. Atualmente, os visitantes podem jogar cerca de 16 deles, sendo que o cl?ssico Atari chama bastante a aten??o das crian?as de todas as idades.

Apesar dos cuidados, ? dif?cil manter todos funcionando. Cerca de 20 aparelhos v?o para a manuten??o todos os anos.?

"Videogame foi feito para durar no m?ximo dez anos, n?s que teimamos para que eles durem mais?, brinca.

Para contratar o museu em sua cidade, ? poss?vel entrar em contato com Cleidson Lima pelo e-mail [email protected].

?



>>> Veja o artigo completo no TechTudo