Pesquisadores da Trend Micro encontraram um spyware projetado especificamente para espionar dispositivos iOS. Conhecido como Operation Pawn Storm, o ataque tem como alvo governos, meios de comunica??o, institui??es militares e outras entidades do tipo. O objetivo ? roubar dados, gravar ?udio e fazer screenshots para fins de espionagem econ?mica e pol?tica.

Conhe?a o truque que ajuda a apagar arquivos desnecess?rios no iOS

Estrutura do c?digo do XAgent, spyware de iOS (Foto: Reprodu??o/ Trend Micro)

Os agentes da Pawn Storm primeiro infectam v?rios perfis pr?ximos a seus alvos reais. Quando finalmente atingem com sucesso um alto perfil, o malware usado abre as portas para uma vers?o mais danosa.

Os malwares encontrados no iOS pela Trend Micro pertencem ao grupo dos avan?ados. Um deles ? chamado XAgent (detectado como IOS_XAGENT.A) e o outro usa o nome de um jogo leg?timo, MadCap (detectado como IOS_ XAGENT.B).

Acredita-se que o spyware para iOS ? instalado em sistemas j? comprometidos. Ele se comporta de forma muito semelhante aos SEDNIT, encontrados em sistemas Windows. Uma vez instalado no sistema, a transmiss?o de informa??es acontece em tempo real.

No iOS 7, o XAgent ? executado em segundo plano e o app fica oculto. Ao tentar finalizar sua execu??o, ele reinicia ime

... diatamente. J? no iOS 8, o ?cone fica vis?vel e o programa n?o reinicia sozinho, o que indica que o malware foi projetado antes do lan?amento desta vers?o do sistema, em setembro de 2014.

Qual ? o seu sistema operacional m?vel preferido? Comente no F?rum do TechTudo

Via Trend Micro



>>> Veja o artigo completo no TechTudo