Se voc? est? pensando em comprar um disco DVD e ficou d?vida entre o DVD ou DVD Dual Layer, saiba que embora pare?a ?bvia, a escolha n?o ? t?o simples quanto parece. Para ajud?-lo a decidir, o TechTudo mostra para voc? qual a diferen?a entre as duas m?dias e qual delas ? a melhor op??o para comprar.

Qual a diferen?a entre workstations, PCs e Macs? Entenda

<b>DVD ou DVD Dual Layer?</b> Descubra a diferen?a entre as tecnologias (Foto: Pond5)

Antes de saber a diferen?a entre DVD e DVD Dual Layer, ? preciso conhecer melhor esse tipo de m?dia e a hist?ria por tr?s do nome. DVD ? a sigla para Digital Versatile Disc ou Digital Video Disc, que ? uma m?dia para armazenamento de dados e para distribui??o de filmes, jogos e outros tipos de conte?do.

Atualmente os principais tipos de DVDs existentes s?o o DVD-RAM, DVD-ROM, DVD-R, DVD-RW, DVD+R e DVD+RW. O motivo de toda essa variedade, est? na disputa entre as duas entidades que definem os padr?es desse tipo de m?dia: DVD F?rum e DVD+RW Alliance. As m?dias com o s?mbolo ?-? no nome pertencem DVD F?rum e as que possuem o ?+?, ao DVD+RW Alliance.

<b>DVD ou DVD Dual Layer? (Foto: <b>Arte/TechTudo</b>)</b>

O cons?rcio DVD Forum ? formado basicamente pela Time Warner, Pionner e Toshiba, e define as especifica??es dos padr?es DVD-ROM, DVD-RAM, DVD-R e DVD-RW. J? o cons?rcio DVD+RW Alliance (ou DVD Alliance) ? constitu?do por empresas como Dell, HP e Sony, para definir padr?es de DVD parecidos, mas que utilizam o sinal de positivo nos nomes (DVD+R e DVD+RW). Essa ?divis?o? gera um certa confus?o no mercado, resultando em leitores incompat?veis e m?dias com caracter?sticas similares.

D?vidas sobre m?dias CD, DVD e DVD Dual Layer? Comente no F?rum do TechTudo.

Qual a diferen?a?

Enquanto um ?DVD comum est? limitado ? capacidade m?xima de 4,7 GB de?armazenamento, um DVD Dual Layer ? capaz de armazenar 8.5 GB. Isso ? poss?vel gra?as ? aplica??o de duas camadas de dados em um ?nico lado da m?dia,?ou seja, n?o ? necess?rio trocar o lado do disco manualmente como ocorre com DVD?s dupla face. Para conseguir essa fa?anha, a primeira camada ? feita de um material que a torna semitransparente. Isso permite que o feixe de laser do aparelho consiga acessar a segunda camada, atravessando a primeira.

Por conta da disputa entre o DVD Forum e o DVD+RW-Alliance, nas m?dias com duas camadas, a tecnologia Double Layer (DVD+RW-Alliance) ?, na verdade, equivalente ao padr?o Dual Layer, do DVD Forum.

S?mbolo do DVD Forum e DVD+RW-Alliance (Foto: Arte/TechTudo)

Afinal, qual ? a

... melhor op??o?

Esclarecidos os detalhes, fica claro que a m?dia Dual Layer tem um custo benef?cio melhor que o DVD, mas a sua escolha n?o deve se resumir apenas a isso. Antes de escolher ? preciso levar em conta a sua necessidade. Se voc? n?o precisa de muito espa?o de armazenamento, um simples DVD j? resolve seu problema (e sai bem mais barato). J? se voc? precisa guardar o m?ximo poss?vel de informa??es, um m?dia DVD Dual Layer ? a a melhor op??o.

Por fim, depois de decidir qual m?dia usar, verifique no manual do seu leitor com quais formatos ele ? compat?vel. Somente com essa informa??o em m?o, voc? poder? comprar seu disco, sem correr o risco de descobrir mais tarde que a m?dia n?o pode ser usada nesse leitor.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo