Ap?s a palestra do magistral Ime Archibong, executivo do Facebook que inaugurou na noite de ontem o ciclo de palestras principais da Campus Party, o segundo dia dos campuseiros come?ou cedo no Palco Terra. Aqui se concentrar?o nos pr?ximos dias 21 palestras consideradas chave para o evento, principalmente na ?rea de ci?ncia e inova??o. O Palco principal tamb?m deu espa?o ? cerim?nia de abertura da Campus Party e concentrar? o seu encerramento no s?bado (7); vejam quem se destacou.

Acompanhe a Campus Party 2015 minuto a minuto

Segundo dia de CPBR8 tem Duolingo, Nicolelis e muito mais no Palco Terra (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Programa?

A primeira atra??o ocorreu por volta das 10h30 e concentrou um debate entre membros do movimento Programa?, parceria de cursos online gratuitos cuja proposta ? reunir em uma ?nica plataforma digital o ensino da linguagem de programa??o. O objetivo foi o desmistificar o tema, provando que ? poss?vel tirar uma ideia do papel e transform?-la em neg?cio digital. Os convidados foram llan Panossian Kajimoto, da Kekanto, Camila Achutti, da Technovation, Gabriela Bighetti, da Funda??o Telef?nica Vivo, com media??o de Bob Wollheim, do YouPix.

Foi anunciado tamb?m um desafio com foco em?empreendedorismo e programa??o para meninas, que representam pouco mais de 3% do p?blico de coders, ou seja,?aqueles que programam.?As vencedoras do Brasil participam de um picth internacional, para concorrer a um pr?mio total de U$ 20,000 em financiamento para o projeto.

Foco, foi isso que me ajudou a chegar at? aqui?
Gina Gotthilf, Duolingo

Duolingo

L? pelas, 12h40, a diretora de marketing da plataforma de ensino de idiomas Duolingo, Gina Gotthilf, entrou para falar sobre sua experi?ncia e o dia a dia na startup, que ? respons?vel pelo aplicativo de educa??o mais baixado do mundo.

A Duolingo ? a maior plataforma de ensino de idiomas da web, com 70 milh?es de usu?rios, o que corresponde a um n?mero maior do que o de alunos inscritos em escolas de idioma convencionais dos Estados Unidos, segundo Gina. O app foi considerado o app do ano de 2013 pela App Store, da Apple, e melhor dos melhores para Android em 2013 e 2014, respectivamente, pelo Google.

Diretora de Marketing da Duolingo?contou sobre sua experi?ncia?na startup (Foto: Paulo Figueiredo/TechTudo)

Algumas curiosidades reveladas no evento s?o de que a empresa n?o gasta um ?nico centavo com marketing, mas conseguiu resultados impressionantes no Brasil, na China e na Cor?ia. Atualmente, a startup acaba de lan?ar uma plataforma de avalia??o de flu?ncia em ingl?s para Toefl, o testcenter.com. Bastante demandado pelos usu?rios do app, o TestCenter atualmente ? gr?tis, mas cada teste passar? a custar 20 d?lares daqui para frente.

Formada em filosofia nos Estados Unidos, Gina caiu de p?ra-quedas na startup do criador do Tumblr, David Karp, como diretora de marketing digital. Sem ter nenhuma ideia do que estava fazendo, ela procurava no Google como fazer cada tarefa que era repassada a ela, incluindo a programa??o de um app em HTML o qual ela nunca tivera contato. Galgando postos na empresa, Gina ajudou o Tumblr a crescer no Brasil. Ela recomenda que as pessoas tenham foco, e fa?am o que deve ser feito, independente do seu conhecimento pr?vio. "Foco, foi isso que me ajudou a chegar at? aqui?, disse.

... ng>Nicolelis e o "exoesqueleto"

O segundo palestrante do dia foi o cientista brasileiro Miguel Nicolelis, conhecido mundialmente por liderar o projeto Andar de Novo, cons?rcio internacional que prop?e construir a primeira neuropr?tese, ou "exoesqueleto". Esta?pr?tese inteligente se acopla ??medula espinhal de pacientes parapl?gicos e tetrapl?gicos, permitindo que estes movimentem membros at? ent?o paralisados.

Aplaudido nas diversas vezes em que mostrou v?deos do funcionamento do exoesqueleto em pacientes da AACD de S?o Paulo, doutor Nicolellis foi ovacionado de p? ao final da palestra, quando mostrou o projeto do Campus do C?rebro, um centro de pesquisas e educa??o cient?fica que est? sendo constru?do na periferia da cidade de Maca?ba, no Rio Grande do Norte. L?, segundo ele, ser? poss?vel ser geek ''forever'' (para sempre), inspirando jovens e crian?as brasileiros a seguir a carreira cient?fica em um pa?s que, at? ent?o, t?m sido pouco prop?cio ?s inova??es da?ci?ncia.

Nicolelis exibe o exoesqueleto no tel?o da Campus Party (Foto: Reprodu??o/Campus Party)

Doutor Nicolelis tamb?m contou, de forma bem humorada, sobre a demonstra??o do funcionamento do exoesqueleto na abertura da Copa do Mundo de 2014, no Itaquer?o. Na ?poca, o servi?o de transmiss?o internacional de imagens da Fifa n?o veiculou o chute que Juliano Pinto, parapl?gico de 29 anos que portava a neuropr?tese, deu na Brazuca durante o espet?culo. Inicialmente, o tempo reservado a este acontecimento teria 3 minutos, ao que a Fifa diminuiu para 29 segundos ?s v?speras?do grande dia.''Se os jogadores do Brasil tivessem 1/3 da habilidade do Juliano, ter?amos ganhado a Copa'', ele brinca, j? que o paciente havia acertado 55 dos 56 chutes dados ao gol nos preparativos para a demonstra??o oficial.

O segundo dia da Campus Party tamb?m conta com palestras de Shubham Banerjee, fundador de Braigo Labs Inc, ?s 14h30min, e de Camille Fran?ois, ?s 15h45. ?s 17h a programa??o continuar? com uma palestra sobre?Programa Municipal de Inclus?o Digital que ser? seguida por Mikael Ahlstr?m e Ronaldo Lemos ?s 18h15. O dia ser? finalizado com?Chris Anderson, autor do livro de sucesso "The Long Tail".?



>>> Veja o artigo completo no TechTudo