No evento de lan?amento do novo Technical Preview do Windows 10, a Microsoft falou um pouco sobre como a empresa est? focada em trazer uma experi?ncia de jogo de alto n?vel para o seu sistema operacional de desktop, bem como melhorar o jogo em todos os seus dispositivos com o DirectX 12. Na falta de mais detalhes, isso deixou uma d?vida no ar: ser? necess?rio trocar a placa de v?deo para usar o recurso e suas novidades?

Como fazer a atualiza??o do Windows 10 usando um disco de instala??o

DirectX obrigar? usu?rios a trocar a placa de v?deo? (Foto: Divulga??o/Microsoft)

O que ? o DirectX?

Para entender o questionamento, antes ? preciso deixar claro o que ? o DirectX. O software foi criado pela Microsoft para melhorar o desempenho dos aplicativos executados no PC. Ele ? uma cole??o de APIs (Interface de Programa??o de Aplicativos) que tratam de tarefas relacionadas a programa??o de jogos para o sistema operacional Microsoft Windows, ou seja, ? ele quem padroniza a comunica??o entre software e hardware.

Com a padroniza??o de comunica??o, o DirectX fornece instru??es para que aplica??es (jogos, programas gr?ficos e entre outros), que s?o escritos para fins de sua utiliza??o, e o respectivo hardware, fa?am uso dos seus recursos. O resulto ? uma execu??o melhor de alguns elementos de multim?dia, como por exemplo, a placa de v?deo. Ou seja, ao manter o DirectX em seu PC atualizado, as aplica??es e jogos dele ter?o uma performance melhorada.

Precisa trocar a placa para usar o DirectX 12?

De acordo com informa??es da Nvidia e Microsoft divulgadas depois do evento, o DirectX 12 n?o ir? exigir uma nova placa gr?fica, mas alguns de seus recursos sim. O que faz sentido, j? que o DirectX 12 ser? exclusivo para o Windows 10 e a Microsoft tem trabalhado para que o sistema funcione em todos os equipamentos que atualmente rodam o Windows 8.

Resumidamente, as placas que atualmente est?o sendo usadas em computadores que receber?o a nova vers?o do Windows 10, tamb?m receber?o o DirectX 12. Apesar de compat?veis, para usufruir de todos os recursos da tecnologia, infelizmente, ser? necess?rio trocar a placa de v?deo.

Assim, somente os usu?rios que est?o utilizando uma vers?o mais antiga do sistema e que n?o poder?o migrar diretamente para o Windows 10, n?o ter?o acesso ao Directx 12 e suas novas funcionalidades.

O que DirectX 12 tem de novo?

Uma das principais novidades do DirectX 12 ? que, assim como o Windows 10, ele tamb?m suportar? outras plataformas al?m do PC, como o pr?prio console, tablets e at? telefones.O software promete um n?vel mais baixo de uso de hardware, permitindo melhorias na utiliza??o de CPU. Ele ainda introduz uma s?rie de novas ferramentas de renderiza??o para melhorar a efici?ncia dos algoritmos em diversas situa??es.

Ali?s, a efici?ncia ? o grande alvo da atualiza??o da API, com a??es diretas, menos consumo de recursos e sem haver a necessidade do sistema operacional intermediar opera??es gr?ficas gra?as ? comunica??o entre API e o hardware.

Que fun??es deve demandar placa nova?

Ainda n?o est? claro quais recursos do DirectX que ir?o exigir uma nova placa de v?deo, pois isso s? ser? divulgado na ?poca do lan?amento. Mas, considerando que o DirectX 12 supostamente far? uma grande diferen?a nessas placas, a atualiza??o ser? um passo natural para quem quiser ter a melhor experi?ncia na hora de jogar.

... /strong>

Como foi citado antes, a Microsoft afirmou que o DirectX 12 ser? lan?ado em diversas plataformas diferentes, incluindo PC, smartphones, tablets e at? mesmo o Xbox One. Isso dar? ao console da Microsoft um desempenho muito superior ao que ele apresenta atualmente atrav?s do DirectX 11.

Como o Xbox foi projetado especificamente para n?o ser atualizado fisicamente durante a sua vida, se tudo que foi prometido do DirectX 12 se tornar realidade, a atualiza??o para essa vers?o no Xbox ir? fazer algo bem parecido com um upgrade f?sico. Bom para os propriet?rios do console e para fabricantes de jogos.

A verdade ? que muita coisa pode acontecer at? o lan?amento oficial do DirectX. At? l?, fiquem de olho no TechTudo para ficar por dentro das novidades.?



>>> Veja o artigo completo no TechTudo