Um novo vírus está se espalhando por meio de um vídeo pornô no Facebook. A postagem “atrativa” serve para disseminar um malware, instalado na máquina por meio de uma falsa atualização do Flash Player. A recomendação é evitar clicar em conteúdo erótico na rede social para manter seus dados a salvo.

Veja também: Como excluir seu Facebook

Vídeo pornô está disseminando vírus no Facebook com atualização falsa do flash player (Foto: Divulgação/Facebook)

Facebook ou Google+, qual a melhor rede social? Comente no Fórum do TechTudo

O vírus de grande amplitude já atingiu mais de 110 mil usuários em apenas dois dias e a tendência é que esses números sejam ampliados. A postagem parece inofensiva: assim que o usuário começa a assistir o vídeo, tudo parece normal até que ele é interrompido para solicitar uma atualização no Flash Player. É nesse falso update instalado pelo usuário que o malware é ocultado.

Segundo um porta-voz do Facebook, a rede social tem conhecimento do problema e está trabalhando para resolvê-lo: “Usamos uma série de sistemas automatizados para identificar ligações potencialmente nocivas e impedi-las de se espalharem. Neste caso, estamos cientes desse malware, que é tipicamente hospedado como uma extensão do navegador e distribuído usando links de sites”.

Esse malware tem grande disseminação pelo fato de que quando um usuário é infectado o sistema compartilha o vídeo pornográfico automaticamente, marcando até 20 amigos na rede social. A ação do trojan denominada de “Magnet” (ímã, em português) pode registrar os movimentos de teclado e mouse

... da vítima.

O porta-voz da rede social ainda completou com a informação de que estão bloqueando os links desses golpes e oferecendo opções de limpeza para garantir que as pessoas continuem a ter uma experiência segura no Facebook. Por enquanto, a dica é evitar clicar em posts com conteúdo erótico e manter o antivírus atualizado no computador.

Via The Guardian



>>> Veja o artigo completo no TechTudo