A versão beta do WhatsApp ganhou um recurso parecido com a caixa postal utilizada nos celulares. A novidade, presente em uma versão do programa para testes, permite enviar uma mensagem de voz para um contato, caso a ligação por voz seja rejeitada ou não atendida, sem precisar voltar para a conversa. Além disso, também é possível retornar a chamada.

Aprenda como enviar um vídeo grande pelo WhatsApp

A nova função está disponível na versão de testes do mensageiro para Android e iPhone (iOS). Apenas os usuários com WhatsApp beta instalado no smartphone conseguirão gravar um áudio ou retornar a chamada. Vale lembrar que o WhatsApp Web, a versão do mensageiro para PCs, não tem a função de ligações e, por isso, não recebeu o novo recurso. Veja nesse tutorial como instalar a versão de testes em seu celular.

Novo recurso do WhatsApp é parecido com caixa postal (Foto: Tainah Tavares/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

A nova função lembra o conhecido recurso de caixa postal ou correio de voz, que é oferecido pelas operadoras de telefonia. Quando você liga para alguém, mas a chamada não é atendida, é possível deixar um recado para que a pessoa escute depois.

Para começar a usar as novidades do mensageiro mais usado no Brasil, basta fazer uma ligação pelo app beta. Caso a outra pessoa não atenda a sua chamada, você tem a opção de discar de novo ou de gravar uma mensagem de voz, basta tocar no ícone equivalente a cada recurso. Se você gravar um áudio, ele será enviado pela conversa que você já tem no mensageiro com aquele contato. Se não quiser executar nenhuma das duas ações, é só tocar em "Cancelar".

Você pode tocar no botão para ligar novamente ou gravar um recado para seu contato (Foto: Reprodução/Aline Batista)

Quando a situação se inverter, e você estiver rejeitando uma chamada, poderá responder com uma mensagem de texto. Essa função já estava disponível antes e é válida caso você queira explicar por que não atendeu a ligação naquele momento. Nesse caso, a mensagem é no chat normal.

Se você não puder atender uma ligação, pode mandar uma mensagem de texto (Foto: Reprodução/Aline Batist
... a)

A função de ligação no WhatsApp faz bastante sucesso entre os usuários. O mensageiro revelou recentemente que registra mais de 100 milhões de chamadas de voz por dia no app. As chamadas são gratuitas e feitas via internet, seja por Wi-Fi ou plano de dados, e por isso, não gastam seu plano de ligações.

Os usuários da versão beta do WhatsApp costumam receber primeiro os novos recursos do mensageiro. Outra novidade que chegou nesta semana foi a possibilidade de trocar a fonte utilizada nas conversas. Para isso, basta acrescentar três sinais de acento grave (```) no início e no final da frase.

Via El Androide Libre

O que fazer quando o Backup do WhatsApp trava? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo