O Twitter está recebendo pedidos de verificação de conta de "qualquer usuário". Agora, todos podem solicitar que o microblog reconheça a conta como legítima num processo que envolve o preenchimento de um formulário. Caso considere que há interesse público em que o perfil seja verificado, o Twitter vai oficializá-lo como uma conta verificada com o sinal de check (✓). Até então, esse recurso era de acesso restrito: cabia ao Twitter definir quais usuários teriam seus perfis assinados dessa forma — no passado, o microblog chegou a se acusado de vender os selos.

Seis segredos sobre os Trending Topics do Twitter

Há algumas vantagens em ter sua conta verificada na rede social. Além do selo, que atesta a legitimidade do perfil diante da comunidade e informar ao leitor que se trata de um perfil com autoria certificada, o Twitter pode liberar o acesso a novas funções primeiro para quem é usuário verificado.

Agora, todos podem solicitar a verificação de conta do Twitter (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Com a mudança, o volume de contas verificadas deve crescer substancialmente. O Twitter é uma rede com 320 milhões de usuários, dos quais apenas 187 mil possuem contas verificadas na plataforma.

Como pedir para ter seu perfil verificado?

Antes de solicitar o selo de verificação, o usuário precisa ter uma conta que possua:

- Número de telefone e endereço de e-mails verificados;
- Uma bio;
- Uma foto de perfil;
- Data de aniversário (para contas que não são de empresas ou instituições);
- Um website;
- Tweets definidos como públicos nas configurações pessoais;

Garantindo que essas exigências foram atendidas, já é possível preencher o formulário de solicitação, disponível em (verification.twitter.com).

Formulário de solicitação da verificação é em inglês (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

A página ainda não tem tradução para o português. Para iniciar o processo, clique em “Continue”.

É preciso confirmar o endereço da conta a ser verificada e informar o tipo: pessoal ou corporativa (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Na tela seguinte, especifique o endereço da conta que deseja verificar. Marque a caixa de seleção abaixo caso trate-se de um perfil de uma empresa ou instituição. Clique em “Next”.

Próximo passo é incluir links e uma descrição explicando a necessidade de ter sua conta verificada dentro da rede (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

A seguir, você deverá fornecer informações para identificar você e determinar se a sua conta realmente deve ser verificada. Os primeiros cinco espaços devem ser preenchidos com sites que determinem quem você é: notícias e perfis em outras redes são um exemplo. O mínimo

... são dois links de referência.

No espaço abaixo, você deve explicar porque sua conta deve ser verificada. Caso seja uma figura pública, o seu argumento pode destacar que a medida ajuda a combater fakes, por exemplo.

Com as informações preenchidas, clique em “Next”.

Último passo é confirmar suas informações para submeter sua solicitação para análise (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Na próxima tela haverá uma solicitação para que você confirme as informações antes de enviá-la ao Twitter. Se tudo estiver OK, clique em “Submit”. Agora, é só aguardar o processo correr normalmente.

Caso apareça um sinal de bloqueio, alguma informação ou configuração na sua conta pode estar pendente. Vale notar que a caixa de texto, no formulário de requisição, não aceita URLs (links). Ao colocar links, o microblog não informa o motivo, mas bloqueia o botão "Netx" ao final da página.

O Twitter oferece ainda uma página de tira dúvidas sobre quais URLs informar e como dizer ao microblog que ter uma conta verificada é importante para você (support.twitter.com).

Como saber quem visitou meu perfil no Twitter? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo