A Siri não está completamente pronta quando você compra um iPhone SE, ou qualquer outro celular da Apple. Por isso, alguns ajustes são necessários para que todos os comandos da assistente de voz do iOS estejam liberados no smartphone. No tutorial abaixo, é possível descobrir como configurar a Siri e utilizar os principais comandos do iPhone SE.

Como desativar as sugestões da Siri no iPhone com iOS 9?

Há duas maneiras de acionar a Siri: utilizando o botão home do iPhone ou pelo comando de voz com a frase “E aí, Siri”. É válido dizer que ela só reconhecerá uma ordem se você disser exatamente “E aí, Siri” para acionar o recurso. Expressões como “Oi Siri” ou “Olá, Siri", por exemplo, serão ignoradas.

iPhone SE: como configurar a Siri e o comando de voz (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 1. Toque no ícone “Ajustes”, procure pela opção “Geral” e toque no ícone.

Entre nos ajustes gerais do iPhone SE (Foto: Reprodução)

Passo 2. Escolha a opção “Siri” e, em seguida, ative-a movendo a chave para o lado. Para confirmar, clique em “Ativar Siri”.

Ligue a Siri para ajudá-lo a fazer ligações, consultar o tempo e mais (Foto: Reprodução)

Passo 3. A partir dessa etapa, já é possível acionar a Siri com o botão do iPhone SE. Segure o botão home até acionar a assistente de voz, dê um comando e solte a tecla.

Agora, a Siri já está ativada (Foto: Reprodução)

Passo 4. Caso queira acionar a Siri usando sua voz, volte para a área de ajustes e habilite também a opção “E aí Siri”, como na imagem abaixo.

Veja como configurar o recurso "E aí, Siri" (Foto: Reprodução)

Passo 5. O iOS pedirá que diga “E aí, Siri” repetidas vezes, em um processo de configuração que levará cinco etapas.

... "//s2.glbimg.com/oGsd9TXnnq_Oey_877BwBzi2Vj4=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/07/08/iphone-se-siri-tutorial-05.jpg" width="695">Siga os passos para você poder chamar a Siri sem apertar o botão Home (Foto: Descrição)

A partir de agora, sua voz está configurada e a Siri vai reconhecer sempre que pedir alguma coisa para ela. Conheça a seguir comandos interessantes para você tirar o melhor da assistente virtual.

1. Sobre o clima, experimente falar “como está o tempo hoje?”, ou ainda “vai fazer sol amanhã?”. Repare nos resultados na imagem abaixo.

Use a Siri para saber sobre o clima rapidamente (Foto: Reprodução)

 2.  Se você quer mais produtividade, use a Siri para criar um lembrete, diga a expressão "criar um lembrete", seguida do texto que deseja registrar.

Com a Siri, você pode salvar lembretes de forma muito fácil (Foto: Reprodução)

3. Para ativar um despertador, basta dizer “Definir alarme”. Em seguida, diga o horário que quer ser acordado.

Também é possível definir alarmes usando apenas a voz (Foto: Reprodução)

A Siri pode ser usada para outras tarefas, como fazer buscas na internet, se localizar no mapa, ligar para algum contato ou enviar um SMS, tudo por voz. No entanto, ela também foi programada para dar respostas bem-humoradas para perguntas inusitadas, como “Qual o sentido da vida?”, “O que é amor?”, entre outras.

Qual é o melhor sistema operacional para celular? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo