No FISL 17 — Fórum Internacional Software Livre, evento de tecnologia livre realizado de 13 a 16 de julho em Porto Alegre —, o engenheiro José Roberto Colombo Júnior apresentou aos participantes um projeto de drone completamente funcional que pode ser feito em casa. No espírito do hardware livre (similar ao software livre), Colombo oferece as instruções e códigos do projeto para o "drone caseiro" na Internet, na expectativa de que os entusiastas de drones artesanais possam reproduzir o robô com capacidade de voo com as suas próprias mãos. 

Tudo sobre o FISL 17

Colombo apresenta o sistema de controle de altitude do drone (Foto: Divulgação/ FISL)

O drone de Colombo, desenvolvido junto com os amigos Pedro Queiroz e Arthur Gaag, utiliza uma interface BeagleBone e é programado em linguagem Python.

Para montá-lo são necessários diversos componentes: BeagleBone, motor, bateria e sensores). O projeto está disponível online e em inglês (bitbucket.org/colombojrj/quadzilla) e exige um certo conhecimento em engenharia. Entretanto, Colombo tranquiliza quem pretende se aventurar na montagem do drone.

“O código é fácil para engenheiros sem conhecimento de computação, e é ótimo para fins pedagógicos, porque dá acesso a quase toda a programação”, explica. O código aberto permite que o projeto seja usado também em salas de aula por professores e alunos.

Drone caseiro tem tamanho pequeno e pode ser montado por curiosos (Foto: Divulgação/FISL 17)
Sempre coloque um botão para abortar o voo, para que o drone não machuque as outras pessoas
José Roberto Colombo, FISL

Como testaram vários motores e baterias até achar a melhor combinação, Colombo e seus amigos já desembolsaram cerca de R$ 1 mil reais no drone, que segue sendo aperfeiçoado. Ainda há muito a melhorar, principalmente a performance do voo. “O nosso drone voa igual a um sapo, caindo de vez em quando”, admite.

...

Como trocar a bateria de um drone? Troque dicas e ideias no Fórum do TechTudo.

O jovem engenheiro dá ainda uma dica final àqueles que se aventurarem na construção de drones. “Coloquem um botão abort. Sempre coloque um botão de abortar voo, para o drone não machucar os outros”, alerta.

Interface BeagleBone ainda em construção mostrada no FISL 17 (Foto: Divulgação/FISL 17)


>>> Veja o artigo completo no TechTudo