Pesquisadores do Instituto de Física Nuclear Skobeltsyn, da Universidade de Moscou, criaram um método que permite o uso de um PC convencional para resolver em minutos equações complexas que, do contrário, consumiriam horas e horas de processamento em supercomputadores a custos bastante elevados.

Brasil abriga seis supercomputadores, quatro deles no top 500 do mundo

A técnica utiliza uma placa de vídeo da Nvidia e um software otimizado. Assim, o computador doméstico realiza operações referentes ao cálculo de partículas em sistemas de espalhamento quântico em cerca de 15 minutos. Para os mais leigos, trata-se de matemática pesada e números bastante complexos. 

Computador comum resolve equações avançadas em menos tempo que supercomputador (Foto: Divulgação/Nvidia)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Segundo o grupo de físicos responsável pela experiência, a grande dificuldade da tarefa está no fato dos sistemas quânticos serem representados por uma tabela, composta de centenas de milhares de colunas e linhas, em que cada elemento é resultado direto de um cálculo avançado.

No processo criado pelos russos, a tabela aparece em um monitor, com dezenas de bilhões de pixels compondo seus elementos. No entanto, como as GPUs são feitas para trabalhar com uma enorme quantidade de pixels ao mesmo tempo, foi possível adequar o cálculo dos sistemas às potencialidades da placa de vídeo de forma mais fácil, exibindo maior desenvoltura no cálculo quântico do que em um caro e restrito supercomputador

Adeus ao aluguel de máquinas

Até então, a forma convencional de encarar equações de partículas envolvia o aluguel de supercomputadores. Nesse caso, os pesquisadores e institutos de pesquisa que trabalham com espalhamento quântico precisavam

... aplicar a capacidade bruta de processamento de uma super máquina. O resultado dos cálculos era determinado após três dias de trabalho.

Os cientistas russos, agora, pretendem criar intercâmbios com outros institutos de pesquisa, em especial com os que estão privados do acesso a um supercomputador. A ideia é que as noções aplicadas na criação do método de cálculo para espalhamento quântico possam ser usadas em outras situações que envolvam física ou outra ciência exata.

Via PhysOrg, Science Daily

Qual o melhor computador do mundo? Opine no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo