A Apple liberou o download do iOS 10 nesta quinta-feira (7) para todos os usuários. A versão do sistema, no entanto, é a beta, que não corresponde àquela que chegará aos iPhones e iPads. Para baixar, o usuário deve se inscrever no Programa Beta Software da Apple, identificar o Apple ID e o dispositivo que hospedará a atualização. 

iOS 10: pontos negativos e positivos do novo sistema do iPhone e iPad

Vale lembrar que o iOS 10 foi anunciado durante a WWDC deste ano. Entre os destaques, chamou a atenção o novo design da tela de desbloqueio, que exibe as notificações em balões brancos, além de acender automaticamente para poupar o botão da Home. Como todo beta, é importante ter cuidado com eventuais bugs. Caso você esteja ciente dos riscos, confira o tutorial e descubra como baixar a versão de testes do iOS 10.  

iOS 10 está disponível para download de todos os usuários (Foto: Divulgação/Apple)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 1. Conecte o iPhone ou iPad ao PC, para usar o iTunes e fazer um backup do dispositivo.

Passo 2. Depois do backup, conecte o dispositivo com iOS na internet. Em seguida, abra o Safari, e entre no endereço beta.apple.com/profile. Se você ainda não é cadastrado no serviço, veja o tutorial de como se registrar no TechTudo.

Passo 3. Faça login no serviço, digitando o e-mail e senha cadastrados (Apple ID), e clique no botão “Sign in”. Na página seguinte, toque em “Download profile”.

Fazendo login e baixando o certificado para receber a versão beta do iOS (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Ao final do download, será exibida a tela “Instalar Perfil”. Toque em “Instalar” (canto superior direito) e depois confirme, digitando a senha de desbloqueio.

Iniciando a instalação do certificado e autorizando (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Na tela seguinte, leia os termos de uso e toque

... em “Instalar”. Confirme a instalação tocando no botão “Instalar”. Finalmente, na nova tela que aparece, toque em “Reiniciar”, para completar a instalação do certificado.
Aceitando os termos de uso e reiniciando o dispositivo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Depois que o aparelho reiniciar, a atualização já estará disponível. Para instalá-la, vá até “Ajustes” e acesse a opção “Geral’. Nesta área, entre em “Atualização de Software”.

Acessando as configurações "Geral" e "Atualização de Software" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Quando aparecer a informação de atualização, toque em “Transferir e Instalar”. Confirme a instalação digitando sua senha de desbloqueio.

Iniciando e autorizando a instalação do iOS 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 8. Em seguida, leia os termos de uso do iOS 10, confirmando em "Aceitar”. No alerta que será exibido, toque de novo em “Aceitar”, para confirmar.

Aceitando os termos de uso do iOS 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 9. Se o instalador perceber que você tem pouco espaço no iPhone, o sistema pedirá autorização para remover alguns aplicativos temporariamente. No caso, confirme tocando em “Continuar”.

Autorizando a remoção de aplicativos para efetuar a instalação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

A partir de agora, basta esperar a instalação ser finalizada. Depois disso, você já pode começar a usar o iOS 10 no seu iPhone, iPod ou iPad. 

*Colaborou Luciana Maline

iOS 10: o que você achou da nova versão do sistema da Apple? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo