A Hello é uma nova rede social idealizada pelo mesmo criador do Orkut e deve ter lançamento no Brasil em Agosto. Disponível para celulares com Android e para o iPhone (iOS), o app aposta em novidades como identidades virtuais, batizadas de Personas, e traz de volta alguns elementos da rede extinta em 2014 pelo Google.

Testamos a Hello: entenda a nova rede social do criador do Orkut

Funções similares às do Orkut

1. Conquistas (Selos)

Em 2010, o Orkut ganhou um conjunto de selos para incentivar os usuários a usarem mais a rede social e suas funções. Alguns exemplos deles são o de Veterano, para quem tinha conta há mais de cinco anos, Mestre no Orkut, Conta verificada, entre outros que podem ser relembrados aqui. Os adesivos ficavam exibidos abaixo do nome do perfil e poderiam ser gerenciados pelo usuário.

Conheça as semelhanças e diferenças que a Hello tem com Orkut (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Na Hello, também há um sistema de conquistas, mas de uma forma um pouco diferente. Ao invés de selos, a rede social trabalha com o conceito de marcos, que são alcançados cada vez que o usuário bate um número de curtidas, comentários, presentes enviados, entre outras interações. A cada conquista, o usuário ganha experiência para subir de nível na rede social, podendo comparar seu resultado com os de amigos.

Hello (à esquerda) tem de conquistas similares ao selo do Orkut (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

2. Quem visitou o seu perfil

No Orkut, era possível saber quais usuários tinham visitado recentemente o seu perfil, bem como acompanhar a popularidade dele na semana e no geral. Seja por curiosidade ou até paquera, a função é bastante pedida em outras redes sociais como o Facebook. Na Hello, o recurso está de volta, mostrando notificações no celular e no aplicativo sempre que alguém dá “aquela conferida” no seu perfil.

3. Popularis

Hello permite que usuários promovam suas publicações para alcançar popularidade (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

As promoções do Orkut serviam para que usuários divulgassem as suas ideias, trabalhos e até comunidades para mais pessoas, acompanhando o número de visualizações. Na Hello, é possível fazer os seus posts “bombar” através do recurso Popularis, que faz com que suas fotos e textos cheguem a mais usuários. Para usá-la, no entanto, é preciso desembolsar 100 moedas virtuais da rede social.

4. Convites

Assim como no princípio do Orkut, a Hello também traz um sistema de convite para que usuários tragam seus amigos para a rede social. Ao todo, é possível convidar até pessoa

... s para fazer parte da sua lista de contatos. No entanto, para fazer o cadastro na rede, é necessário ter um número de telefone de um dos países suportados no até o momento: Estados Unidos, Canadá, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido.

Funções que ainda faltam

1. Comunidades

Comunidades do Orkut ainda são bastante lembradas por usuários (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

As comunidades eram uma das grandes sensações do Orkut e há quem ainda sinta falta delas, mesmo com os grupos do Facebook, WhatsApp e Google+ Nelas, era possível criar fóruns para discutir um assunto, eventos e enquetes para saber a opinião dos membros. Por enquanto, a Hello Network ainda não traz essa função da antecessora, sendo possível compartilhar interesses comuns apenas através das “Personas”.

2. Depoimentos

O que dizer dessa função que foi embora, mas deixou saudades “pakas”? Os depoimentos também são bastante lembrados pelos fãs do Orkut e permitiam que usuários postassem declarações de afeto no perfil de amigos e que se tornariam públicas mediante a aprovação. Os depoimentos não só renderam belas demonstrações de carinho e amizade, como também alguns micos.

3. Sorte do Dia

Sorte do dia foi um dos grandes sucessos do Orkut (Foto: Reprodução/Orkut)

Diariamente, o Orkut costumava exibir uma frase batizada de “Sorte do Dia” para os seus usuários. Os assuntos eram diversos e variavam desde pensamentos motivacionais até frases mais cômicas e que se tornavam viral entre os Internautas. Com o fim da rede, surgiram até sites para simular a função, como o Sorte de Hoje.

4. Apps e Jogos

Antes da chegada do Facebook e seus apps sociais por aqui, o Orkut popularizou joguinhos clássicos como o BuddyPoke e o Colheita Feliz. Neles, os usuários podiam criar avatares para interagir e competir com seus amigos na rede social. Quem esperava ver algum dos sucessos do Orkut de volta na Hello e novas opções, porém, vai ter que se contentar em disputar com contatos através dos níveis na rede social.

BuddyPoke (foto) e Colheita Feliz foram jogos populares no Orkut (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

5. Temas

A Hello, assim como o Orkut, também utiliza um visual colorido para o perfil e feed do usuário. No entanto, não é possível escolher quais cores serão exibidas para quem visitar o seu perfil e nem optar por papéis de parede com bichinhos ou outros temas. Todas as mudanças são feitas automaticamente pela equipe do app.

Se o Orkut e o MSN voltassem, você usaria em 2016?Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo