Os amantes de filmes e séries de TV esperam recursos offline da Netflix há muito tempo. A opção poderia permitir que os assinantes pudessem baixar, salvar e assistir filmes e séries offline, o que tornaria a empresa mais competitiva com alternativas que permitem downloads. A função pode estar disponível antes de 2017, segundo Dan Taitz, diretor de operações da Penthera, ao Light Reading.

Netflix lança velocímetro que mede velocidade da Internet para filmes

"Sabemos de nossas fontes de dentro da indústria que a Netflix está a caminho de lançar este produto", disse Taitz. "Minha expectativa é que até o final do ano [se referindo ao fim do último trimestre financeiro que se encerra em 2017], a Netflix estará lançando download como uma opção", completou.

A Penthera é uma empresa que desenvolve soluções de software que facilitam o acesso a programas de TV, filmes e outros conteúdos de vídeo por streaming através de redes sem fio pra celulares.

Netflix poderá oferecer acesso offline ao seu conteúdo em breve (Foto: Divulgação/Netflix)

Recentemente a Netflix divulgou resultados financeiros e respondeu questões sobre o futuro da empresa e o seu modelo de negócio para acionistas. O CEO, Reed Hastings, ao ser questionado sobre oferecer o download dos vídeos para execução offline, respondeu que está com “a mente aberta sobre isso”. Atualmente, os concorrentes, como Amazon Prime Video e YouTube Red já possuem a função de salvar os vídeos para o usuário assistir offline. A Netflix ainda não seguiu a tendência.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Hastings explicou que a equipe estava concentrada na função mais óbvia "clicar e assistir" e na simplicidade do serviço de streaming. Entretanto, à medida que a Netflix chega a novos mercados, está ficando claro que as redes de Internet não são distribuídas de forma igualitária em outros países.

Em alguns locais, o acesso é bem precário. Desta maneira, o modelo de negócio baseado em streaming não fica tão rentável. No início de 2016, a empresa fez um anúncio informando que estavam expandido a área de cobertura para mais de 130 países. Com isso, a plataforma reparou na forma de como a Internet é oferecida em regiões menos desenvolvidas do globo.

O discurso da maior companhia de streaming de vídeos foi mudando. Em 2014, o diretor de comunicações da Netflix foi enfático ao dizer que o acesso offline nunca iria acontecer. Segundo ele, em cinco anos seria fácil encontrar uma rede Wi-Fi rápida e pública.

Como usar Netflix dos EUA na minha TV?

... > Comente no Fórum do TechTudo. 

Em 2015, Neil Hunt, diretor de produto, justificou a hesitação da empresa em implementar o acesso offline, justificando que isso iria diminuir a simplicidade do serviço. Segundo ele, o usuário precisaria se lembrar de algumas coisas, como: baixar o tal título, de que não será algo instantâneo e de que precisa ter espaço suficiente para baixar vídeos no dispositivo que estiver usando. Entretanto, conforme as fontes, a Netflix já começa a pensar, de uma forma mais tangível, sobre oferecer o acesso offline a filmes e séries.

Via Light Reading e Mashable



>>> Veja o artigo completo no TechTudo