O Tinder e o Fresh são aplicativos de relacionamento desenvolvidos pela mesma empresa, Match.com. O Tinder se consagrou como um dos maiores apps de relacionamento no Brasil em 2013. E o Fresh, lançado este ano, mistura as funções do Tinder e do Snapchat.

App de paquera cria site que adivinha sua idade e julga se foto 'está ok'

Apesar de serem da mesma empresa, os dois apps são diferentes. Um detalhe que chama atenção é álbum de fotos: o Tinder mostra um álbum gerenciado pelo usuário, com fotos da galeria do celular, e o Fresh só aceita selfies atuais, que se mantém válidas por apenas 24 horas, em um recurso bem parecido com Histórias que se autodestroem, do Snapchat.

Veja qual o melhor app de paquera: Tinder ou Fresh? (Foto: Arte/TechTudo)

Interface: Tinder

A interface do Fresh é parecida com a do aplicativo Happn pela disposição dos perfis, o que pode atrapalhar se a tela do celular for muito pequena. Os ícones para fechar ou dar likes (curtidas) são bem pequenos. Ou seja, o esquema de arrastar para os lados do Tinder é mais funcional.

A interface do Fresh é simples e bonita, mais colorida que a do seu rival, mas possui compras no app, como os pacotes de sorvetinhos. Ambos estão disponíveis para Android e iPhone (iOS), estão em português e são fáceis de usar.

Entre Fresh e Tinder, o segundo leva a melhor na batalha da interface (Divulgação/Match.com)

Localização: Fresh

O Tinder e o Fresh possuem opção para delimitar a distância da busca, mas o Fresh têm opção "WorldWide", que permite encontrar pessoas no mundo inteiro. Se você for um viajante esta pode ser uma opção divertida. Ou, ainda, se você estiver pensando em um relacionamento a distância.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Contato: Tinder

Apesar de ambos usarem o Facebook para criação da conta, apenas o Tinder mostra quais usuários tem ligações com você. Os dois permitem enviar mensagens para os usuários que deram match.

O Fresh e o Tinder tem conexão com o Facebook, mas só o Tinder mostra quem tem amigos em comum (Divulgação/Match.com)

Perfil: Fresh

A principal diferença entre os apps é o perfil. No Fresh há apenas uma foto de perfil, que é a selfie mais atual, o tempo em que a foto vai expirar, uma música do Spotify e um álbum selfies. No Tinder é possível adicionar uma descrição e integrar seu perfil do Instagram. As fotos são da galeria do seu celular.

...

Ambos apresentam funções interessantes, mas o Fresh promete fotos reais de seus usuários (e atualizadas) e integração com o Spotify.

O Fresh vai além no perfil com o álbum de selfies e a integração com o Spotify (Reprodução/Carol Danelli)

Segurança: Empate

O Tinder e o Fresh utilizam o Facebook para criar a conta no app, não mostram o nome completo e nem a localização exata, evitando problemas como perseguições por pessoas indesejadas.

Como impedir que meu perfil no Tinder seja visto por alguém? Comente no Fórum do TechTudo.

Conclusão

A ideia do Fresh de utilizar selfies atuais para os usuários não se decepcionarem é bem legal, mas não se pode esquecer do Tinder. Os dois possuem bons atributos para quem está em busca do par ideal.

A conexão do Tinder com o Instagram pode facilitar a conquista, mas com o Fresh é possível conhecer gente do mundo inteiro. Cabe ao usuário escolher o que mais se encaixa em seu perfil. O Tinder, com o maior número de usuários, pode acabar se saindo melhor na preferência do público.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo