Os apps comprados na Google Play Store estarão disponíveis automaticamente para a família do usuário a partir do dia 2 de julho. A novidade faz parte de uma mudança, feita pelo Google, em alguns termos da documentação para desenvolvedores, que incluiu mais detalhes sobre o compartilhamento familiar de aplicativos. O recurso só não estará disponível caso o desenvolvedor opte por desabilitá-lo em seu próprio app.

Android N é revelado em detalhes no Google I/O; conheça as novidades do sistema

A função, que em inglês tem o nome de “Family Library”, permitirá que até seis pessoas de confiança do usuário possam instalar, de graça, qualquer aplicativo comprado por ele. De acordo com o site de tecnologia The Verge, a companhia está enviando um comunicado para todos os desenvolvedores cadastrados para anunciar e explicar a mudança.

Apps comprados na Google Play poderão ser compartilhados por até seis pessoas (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android e iPhone

Além de avisar sobre as mudanças para as compras realizadas a partir do dia 2 de julho, o Google está pedindo aos desenvolvedores que habilitem este mecanismo também nos aplicativos antigos, já cadastrados no sistema e adquiridos pelos clientes. Uma vez que este recurso seja habilitado, não há como voltar atrás.

Ainda não está claro como esse recurso vai funcionar na prática, mas a aposta é que ele siga o modelo do iOS, para iPhone, cuja função conhecida como “compartilhamento familiar” está disponível desde 2014.

Neste modo, também é possível que até seis pessoas possam usufruir do conteúdo baixado na

... ss="semantica-autolink-topico-tip">iTunes, sejam músicas, filmes, aplicativos ou livros. Para funcionar, um membro da família cadastra seu cartão de crédito e determina quais serão as seis pessoas que podem comprar conteúdo em seu nome. O TechTudo tem um tutorial que ensina como configurar o compartilhamento familiar.

Via Android Police e The Verge

Qual é a melhor novidade do Android N? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo