O Facebook Messenger está testando mais uma novidade para os usuários que gostam de enviar recados de voz: a transcrição do áudio para texto. Alguns usuários do mensageiro já estão tendo uma prévia do novo recurso e podem visualizar os clipes de voz em formato escrito.

Veja como usar o Messenger, app do Google para troca de mensagens

Facebook Messenger começa a testar transcrição em textos dos clipes em áudio (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Para quem não gosta de ficar digitando por horas no teclado do smartphone, a novidade proposta pelo Messenger pode poupar bastante tempo. O recurso é simples: toda vez que alguém enviar um clipe de voz pelo mensageiro, a transcrição aparecerá logo abaixo, na mesma caixa de texto. Assim, é possível ter uma ideia do assunto sem ter que ouvir todo o recado.

Por que o Facebook Messenger fica online sozinho? Veja no Fórum do TechTudo.

Um dos diretores do Facebook Messenger, David Marcus, fez uma breve postagem na rede social para anunciar o início dos testes do recurso de transcrição no Messenger: “Estamos sempre trabalhando em maneiras para fazer o Messenger mais útil. Como muitos de vocês sabem, nós já oferecemos um recurso que permite que as pessoas enviem clipes de voz para seus amigos sem ter que digitar o texto. Hoje estamos começando apresentar um pequeno teste que ajuda as pessoas a lerem os clips de voz recebidos ao invés de ter que ouvir a mensagem em ‘voz alta’”.

Transcrição de áudio para texto do Messenger está disponível para alguns usuários

O recurso é útil para agilizar a troca de mensagens no app móvel, já que diversas ocasiões impedem o usuário de trocar recados por áudio. Segundo o executivo, a funcionalidade por ser bem-vinda em um show ou uma reunião de trabalho, por exemplo, na qual seja mais prá

... tico ler o recado ao invés de ouvir. Caso não goste da função, ela pode ser desativada.

No entanto, nem todos os usuários estão com acesso à nova funcionalidade, que ainda está sendo liberada apenas para fase de testes com algumas pessoas. Também não há informações sobre a chegada da função de transcrição de texto para os usuários brasileiros. “Nosso plano é testar esse recurso em uma escala pequena por enquanto e estamos ansiosos para ver o que você vai pensar sobre isso antes de fazer a experiência amplamente disponível”, completou David Marcus.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo