O WhatsApp liberou enfim uma versão para download do mensageiro, que pode ser usado no Windows ou Mac OS (computadores da Apple), com interface em português. Vale lembrar que o serviço web do WhatsApp já estava funcionando no Brasil desde 2015, com acesso pelo navegador. O novo programa também “espelha” o app do celular, que precisa estar conectado à Internet. Para conhecer melhor o WhatsApp Desktop, confira dez dicas e curiosidades sobre a versão feita para computadores tradicionais.

Dez funções ótimas do Facebook Flat além de ser dedo-duro na rede social

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

1) Sistemas operacionais compatíveis

O WhatsApp Desktop funciona em computadores que tenham a versão do Windows 8, Windows 8.1 ou superior. Ou seja, ele roda sem problemas no recente Windows 10, da Microsoft. Já para o sistema da Apple, é possível baixar e instalar o programa no OS X Mavericks (10.9) ou mais recente.

Veja dicas para conhecer mais funções do WhatsApp Desktop (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

2) Precisa do celular, como no WhatsApp Web

Uma das desvantagens do WhatsApp Desktop é que mesmo baixando o programa ele não funciona de forma independente e precisa de um celular para “espelhar” as mensagens. A mesma função é encontrada no WhatsApp Web desde 2015, acessado pelo navegador. Assim, no Desktop a leitura é feita também pelo QR Code e pareado com o smartphone, que precisa estar ligado e conectado.

WhatsApp Desktop também precisa de um celular como o WhatsApp Web (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

3) Windows com 32 bits ou 64 bits?

Sim, o WhatsApp Desktop foi lançado com downloads separados para computadores Windows com tecnologia em 32 bits e os mais avançados em 64 bits. Vale dar uma olhada na dica de compatibilidade de sistema operacional, para rodar o programa sem problemas, mesmo em PCs mais antigos.

Como saber se meu Windows é 32 ou 64 bits? Veja a dica

4) Tamanho de download

Para quem está preocupado com o espaço que o WhatsApp Desktop vai ocupar no computador, saiba que ele não é um programa tão pesado. A versão de download para Windows tem 52,5 MB (32 bits) e 61,5 (64 bits). Já para o Mac OS, o pacote é baixado com 51,7 MB.

5) Vantagens do WhatsApp Desktop

O WhatsApp Desktop é prático para quem não quer ficar dependendo do navegador para conferir suas mensagens. Isso acaba evitando travamentos ou erros

... durante o uso por ser um software “independente”, compatível com o sistema operacional. Fica ainda simples verificar novos recados, com o alerta destacado no ícone do mensageiro, que fica na barra de tarefas do computador.
WhatsApp Desktop tem compatibilidade com o sistema e menos travamentos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

A versão WhatsApp Desktop tem todas as ferramentas do já existente WhatsApp Web e a janela do programa pode ser ampliada em tela cheia ou reduzida. Com o WhatsApp Desktop você envia recados em áudio e texto, usa emoticons, altera status, foto de perfil, arquiva conversa, anexa seus arquivos, fotos, vídeos e até bloqueia aqueles contatos inconvenientes. 

6) Sobre o uso simultâneo

Quem acha que pode usar o WhatsApp Desktop em conjunto com o WhatsApp Web, vai encontrar um problema. O usuário só pode usar um serviço de cada vez. Para reativar a tela de mensagens é necessário clicar no botão “Usar daqui” toda vez que fizer a mudança ou usar um novo computador.

Isso é interessante para segurança, já que assim você tem mais controle sobre as janelas ou programas ativados com o mensageiro. No celular isso não acontece, apenas no computador: ou seja, você pode responder no smartphone e continuar logado em um dos serviços para PC.

WhatsApp Desktop e Web não podem ser usados simultaneamente (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

7) Menos uma aba no navegador

Para quem usa diversas de abas ao mesmo tempo no navegador, fica difícil encontrar o WhatsApp Web e até pouco prático para responder suas mensagens no dia a dia. O destaque do WhatsApp Desktop é funcionar fora do browser e poder ser minimizado na barra de tarefas do computador, para ser aberto quando preferir de forma rápida e simples.

8) Alertas de notificações

Para não perder tempo tendo que abrir o WhatsApp Desktop para conferir se há novas mensagens, o programa mostra uma notificação em um “balãozinho” vermelho no ícone, na barra de tarefas do computador. Assim, o usuário consegue saber quantos recados não foram visualizados no seu mensageiro.

O usuário pode ver de forma mais rápida as notificações de novas mensagens no WhatsApp Desktop (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

9) Atalhos do WhatsApp Desktop

No WhatsApp Desktop o usuário pode usar atalhos para acessar ações do mensageiro de forma mais rápida. Esse recurso não funciona no navegador, com o Web. Quer alguns exemplos? O CTRL+N abre uma nova conversa já o CTRL+E arquiva o chat com seu contato. Há atalhos para silenciar, apagar conversa, criar grupo e mais. 

10) Apenas uma cópia do Web?

Pelo jeito o WhatsApp fez a versão Desktop de seu mensageiro de forma apressada. O visual e recursos lembram uma “cópia” do WhatsApp Web, tanto que ele continua dependente do celular. O próprio termo “WhatsApp Web” aparece na tela de abertura do software, sem qualquer distinção.

Termo WhatsApp Web aparece no WhatsApp Desktop (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Faltam muitos recursos que os usuários esperavam para essa versão, que prometia ser mais “completa” do que a Web, mas acabou não sendo. Ainda estamos longe de ver o WhatsApp independente do smartphone.

Como vigiar alguém no WhatsApp? Veja no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo