O WhatsApp finalmente lançou uma versão desktop para usuários de computadores Windows e Mac OSna manhã desta quarta-feira (11). Assim como a versão WhatsApp Web, que obriga o usuário a manter o celular conectado, o mensageiro para PCs e Macbooks não funciona de forma independente e apenas espelha o que acontece no smartphone no computador - e desanimou muita gente. A novidade foi lançada no Blog do WhatsApp.

Todas as dicas sobre WhatsApp

Visto como uma forma de estender as funções do serviço de mensagens para celulares aos computadores, a versão desktop do WhatsApp apresenta como maiores vantagens uma melhor integração com o sistema operacional, já que notificações podem ser exibidas para novas mensagens recebidas, e a liberação de uma aba no navegador que não precisa mais ficar aberta para usar a versão para browsers. Fora isso, o WhatsApp Desktop funciona exatamente como o WhatsApp Web.

"Assim como o WhatsApp Web, o aplicativo para o computador é simplesmente uma extensão do seu telefone: o app espelha as mensagens e conversas do seu celular", explica o Blog do WhatsApp.

WhatsApp lança versão desktop para Windows e Mac OS (Foto: Luana Marfim / TechTudo)

Como baixar o WhatsApp Desktop no PC ou Mac

O novo aplicativo do WhatsApp para computadores está disponível para os sistemas operacionais Windows 8, Windows 8.1 e Windows 10. Nos computadores da Apple, funciona a partir do Mac OS X Mavericks (10.9) ou superior. Versões anteriores a estas, como Windows 7, não suportam o aplicativo.

"Como o aplicativo roda diretamente em seu computador, o WhatsApp será compatível com as notificações da área de trabalho, terá atalhos melhores de teclado e muito mais", completa o post.

Como usar o WhatsApp Desktop

WhatsApp Desktop funciona igual ao WhatsApp Web? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Para baixar o app desktop, visite o site do WhatsApp whatsapp.com/download, ou busque a versão adequada ao seu PC ou Mac na página do WhatsApp no TechTudo Downloads. Instale em seu computador, faça o scan do código QR utilizando o seu telefone - igual ao processo do WhatsApp Web e procure por WhatsApp Web nas configurações do WhatsApp no  seu telefone celular.

Veja o passo a passo, que é bem similar ao do WhatsApp Web e dispensa uso de programas emuladores de aplicativos móveis como o BlueStacks App Player, para instalar o WhatsApp.

Passo 1. Basta baixar e executar;

Passo 2. O programa vai pedir para parear celular e computador com QR Code;

... ttp://s2.glbimg.com/Jehci8VAgOZuxXcXpS2RLZjBWgk=/0x0:694x389/695x390/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/05/11/whatsappdesktop02.jpg" title="WhatsApp desktop funciona de forma similar ao WhatsApp Web com QR Code (Foto: Luana Marfim / TechTudo)" width="695">WhatsApp desktop funciona de forma similar ao WhatsApp Web com QR Code (Foto: Luana Marfim / TechTudo)

Passo 3. Feito isso, a tradicional janela de autenticação será exibida.

Acesse WhatsApp Web no menu do WhatsApp no seu celular e leia o QR Code;

Leia o QR com o app do WhatsApp App, na mesma opção WhatsApp Web (Foto: Luana Marfim / TechTudo)

Passo 4. Assim que ler o código, o WhatsApp exibirá suas conversas.

Você poderá usar o mensageiro normalmente para trocar mensagens, fotos e vídeos.

Agora basta conversar com seus amigos usando a interface do computador (Foto: Luana Marfim / TechTudo)

Os rumores de que o WhatsApp iria lançar uma versão desktop são antigos, e se intensificaram na última semana. Vale notar, porém, que há uma série de apps na App Store (Apple) e Windows Store (Microsoft) que não são originais e prometem fazer o mensageiro funcionar no computador, sem qualquer garantia. Para evitar problemas, baixe sempre no site oficial ou no TechTudo Downloads.

App Store, da Apple, oferece vários aplicativos de terceiros para usar WhatsApp no Mac (Foto: Reprodução/App Store)

Via Blog do WhatsApp

*Colaboraram Luana Marfim e Filipe Garrett

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo