O Dia das Mães 2016 é celebrado neste domingo (8) em todo o Brasil e em outros lugares do mundo. E para comemorar esta importante data, o Google colocou um novo Doodle em sua página principal, acessada por bilhões de pessoas todos os dias. Trata-se de um pequeno lembrete e homenagem às mulheres mais importantes de nossas vidas.

Dia das Mães: lista traz sugestões de presentes com tecnologia e muitas funcionalidades

O Doodle é bem simples e singelo, demonstrando toda a delicadeza de nossas mães. O nome “Google” está escrito no que parece ser um capacho, destes que normalmente têm "boas vindas" escrito. As duas letras “o” são representadas por um par de sapatilhas azuis, que estão ao lado de um par de chinelinhos de criança com o rosto de um ursinho. A ilustração faz alusão a um dia de descanso, muito merecido por todas as mães espalhadas pelo globo.

Doodle de Dia das Mães do Google (Foto: Divulgação/Google)

O estilo do desenho é similar ao visto no Doodle padrão de Dia dos Pais 2016, utilizado em 5/5 na Alemanha.

O que é um Doodle do Google?

Os famosos Doodles do Google são uma forma espontânea de mudança na marca da empresa, sempre que há alguma celebração. Por exemplo, eles são usados em aniversários de pessoas famosas – inclusive nos de morte, como o mais recente, sobre Sigmund Freud –, em datas marcantes de períodos históricos, em feriados e datas festivas, como Natal, Ano Novo, Dia das Mães e outros.

A ideia surgiu em 1998, quando os fundadores do Google, Larry e Sergey, decidiram colocar um desenho no segundo “o” para indicar que eles estavam fora do escritório, acompanhando um evento de música e arte. A recepção dos usuários foi boa e, a partir daí, a empresa criou esse costume de alterar a logo do Google em determinadas ocasiões.

Ainda em 1998, um peru apareceu na página principal do Google em comemoração ao Dia de Ação de Graças. E em 1999 duas abóboras substituíram as duas letras “o” em comemoração ao Halloween.

No ano 2000, foi criado uma equipe que se ocuparia exclusivamente em criar os Doodles do Google. Ela era chefiada por Dennis Hwang. A partir de então, todos os anos mais Doodles eram criados. A frequência aumentou bastante em 2003, com várias datas sendo lembradas pela equipe de criação dos Doodles.

Dia dos Pais, celebrado na Alemanha em 5/5, também teve tapete com sapatos dos pais e dos filhos sobre ele (Foto: Reprodução/Google)

Download grátis do aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Além dos tradicionais desenhos, já vimos Doodles em formas de animação, de vídeos e até mesmo em forma de jogos, como quando o Pac-Man foi homenageado por seu aniversário. Assim, os Doodles já são uma marca registrada da empresa e que todos os usuários amam.

A origem do Dia das Mães

A origem do Dia das Mães remonta à Grécia antiga e tem como base crenças mitológicas. Na Grécia antiga a chegada

... da primavera era comemorada em honra da Mãe dos Deus, Rhea. Essa é uma festividade derivada do costume formal de adorar a mãe, na antiga Grécia.

No mundo ocidental e contemporâneo, a celebração do dia das mães foi popularizada por Anna Maria Reeves Jarvis, que idealizou este dia como o conhecemos hoje. Em 12 de maio de 1907, apenas dois anos após o falecimento de sua mãe, ela criou um memorial e deu início a uma campanha para que o Dia das Mães fosse um feriado nacional.

Isso aconteceu em 8 de maio de 1914, quando a resolução foi aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos, considerando o segundo domingo de maio como dedicado às mães. O então presidente dos Estados Unidos, Thomas Woodrow Wilson, declarou no dia seguinte que os prédios públicos fossem decorados com bandeiras. Assim, o primeiro Dia das Mães dos Estados Unidos foi comemorado no dia 09 de maio de 1914.

É interessante observar, que à medida que a data se popularizava e se tornava cada vez mais comercial, Anna Jarvis se arrependeu de ter criado o feriado e até tentou extinguí-lo do país.

Doodle de Dia das Mães em 2014 teve mais cores e traçado mais marcante (Foto: Reprodução/Google)

Dia das Mães no Brasil

Já no Brasil, a data foi reconhecida em 1932, quando o presidente Getúlio Vargas oficializou o feriado, a pedido da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino. Desde então, a data é celebrada no Brasil, com cartões para o dia das mães, compra de presentes, dentre outras homenagens, como a entrega de rosas e flores.

Por que o visual da homepage do Google sempre muda? Usuários opinam no Fórum do TechTudo

Via Wikipédia e Doodle 4 Google



>>> Veja o artigo completo no TechTudo