Transmissões ao vivo de qualquer espécie estão quase sempre expostas a situações inesperadas. Imprevistos podem acontecer, seja na TV ou em livestreams pela Internet. Recentemente a Microsoft contribuiu para cenas inusitadas desse tipo com o Windows 10. Tudo por conta de suas nada discretas atualizações de sistema inesperadas na tela.

Download grátis do Windows 10 termina em agosto; veja novo preço

No final de abril, a meteorologista Metinka Slater, do canal norte-americano KCCI 8 News, foi interrompida durante o quadro de previsão do tempo, graças a uma das solicitações de atualização para o Windows. Embora a apresentadora tenha lidado bem com a saia-justa – até mesmo fazendo piadas com o ocorrido –, o embaraço foi evidente durante o programa.

Windows 10 tem updates em horas inconvenientes e causa polêmica na Internet (Foto: Divulgação/Microsoft)

Não bastasse provocar profissionais de TV, as indiscretas atualizações também vitimaram outro nicho. Ex-jogador profissional de Counter Strike, Erick Flom foi pego de surpresa durante uma livestream disponível para os seus mais de 130 mil seguidores no Steam. No decorrer de uma partida, algo incomum aconteceu: um boot automático para a instalação do Windows 10 interrompeu a joagada. 

Como recuperar apps removidos pela instalação do Windows 10? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Apresentadora foi interrompida durante o quadro de previsão do tempo (Reprodução/KCCI)

A gravação já atingiu mais de 120 mil visualizações, além, é claro, do público que presenciou tudo ao vivo. Talvez devido ao formato menos “convencional” de comunicação, o gamer reagiu ao fato com um linguajar “menos polido”, causando enorme viralização sobre o incômodo ocorrido.

Mesmo contando com críticas bastante positivas quanto ao funcionamento e à estabilidade de seu novo sistema operacional, irritar os usuários dessa forma – em especial perante milhares de espectadores – pode ser um problema para a Microsoft, que não deve mudar o processo de alertas.

Boot automático interrompeu livestream de jogador de Counter Strike (Reprodução/The Guardian)

Não quero ver alertas de instalação do Windows 10; o que eu faço?

Caso você tenha o Windows 7, Windows 8 ou Windows 8.1 e não queira ou não possa realizar o upgrade de seu sistema operacional, evite surpresas. Aprenda como impedir essa e outras instalações e notificações invasivas e fora de hora apareçam na tela do seu computador.

Passo 1. Abra o Windows Update. Para isso, basta digitar “Windows Update” n

... a barra de busca;

Passo 2. Uma vez encontrado, clique em “Alterar configurações”. No menu cascata da próxima janela, selecione “Procurar atualizações, mas permitir que eu escolha quando baixá-las e instalá-las”;

Outras opções semelhantes podem aparecer, dependendo da sua versão atual do Windows.

Windows permite impedir instalações e notificações fora de hora (Reproduçã0/Thaiane Settecerze)

Atenção: Ao deixar de receber atualizações automáticas, seu computador pode ficar vulnerável a ameaças, visto que não haverá correções de segurança automáticas. Será necessário manter-se atento(a) às atualizações disponibilizadas de tempos em tempos, ignorando o Windows 10.

Já tenho o Windows 10, e agora?

Se você já é usuário do Windows 10 e não deseja ser interrompido pelas incômodas atualizações, siga as seguintes dicas:

Evite atualizações em conexões específicas

Ao utilizar uma conexão “limitada”, o Windows não será atualizado de maneira automática. Tudo que você precisará fazer é definir sua conexão atual ou desejada como “limitada” (uma única vez). 

Passo 1. Abra as Configurações, selecione “Rede e Internet” e encontre “Opções avançadas”; 

Passo 2. Na próxima janela, ative a opção “Definir como conexão limitada”.

Uma opção é ser notificado sobre a disponibilização de novas atualizações (Reprodução/Thaiane Settecerze)

De agora em diante, você será apenas notificado sobre a existência novas atualizações e poderá fazer o download correspondente quando for melhor, de maneira mais discreta e em melhor conexão de rede.

Impeça que o Windows Update reinicialize o sistema automaticamente

Após a instalação de atualizações em seu computador, o Windows Update agenda uma reinicialização em horário que você geralmente não utiliza a máquina para concluir o processo. Contudo, é possível controlar essa ferramenta e suspender qualquer reboot automático.

Passo 1. Acesse as Configurações, selecione “Atualização e segurança”, escolha o item “Opções avançadas”;

Passo 2. Opte por “Avisar antes de agendar reinicialização”, ao invés de “Automático (recomendado)”.

Sistema irá agendar reinicialização do computador após a instalação de um update (Reprodução/Thaiane Settecerze)

Deste modo, você sempre poderá agendar quando seu PC será reiniciado após a instalação de um update.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo