Com o bloqueio do WhatsApp, restou aos mais de 100 milhões de usuários do mensageiros recorrer a outros aplicativos que permitem a troca de mensagens entre amigos. Entra as opções disponíveis no mercado, uma delas certamente fará muitas pessoas lembrarem de noites em claro nas décadas passadas: o ICQ. O aplicativo do famoso "o-ow" teve seu auge no final dos anos 90 e início dos anos 2000.

WhatsApp vs rivais: veja quais funções não estão no mensageiro popular

Hoje, ele conta com aplicativos para os principais sistemas operacionais e surge como uma alternativa ao famoso WhatsApp. Conheça agora quatro motivos para baixar e usar o ICQ.

ICQ pode ser uma boa alternativa ao WhatsApp (Foto: Divulgação/ICQ)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

1. Possui videoconferência

Diferentemente do WhatsApp, o ICQ já oferece a função de videoconferência, sendo mais parecido com o Skype, da Microsoft. Assim, caso mensagens de texto não sejam suficientes, você pode fazer uma chamada de vídeo e conversar cara a cara com a pessoa.

Em testes realizados pelo TechTudo, numa conexão de internet estável, a chamada de vídeo ocorreu de forma satisfatória, sem travamentos ou lags. O áudio também foi transmitido de forma fluída e perfeitamente audível.

2. Permite sincronizar o histórico

O ICQ, assim como os outros concorrentes, possui versões para os mais diferentes sistemas operacionais, como iOS, Android, Windows Phone e até mesmo para desktop.

Dessa forma, a sincronização do seu histórico e arquivos se faz imprescindível. Você pode começar a usar o ICQ no Android, por exemplo e depois ir para o iOS que todos os seus dados estarão lá, do jeito que você deixou.

3. Capacidade de enviar SMS gratuitamente

Quando foi relançado, o ICQ anunciou uma grande reformulação em sua interface e trouxe novas funções, dentre elas o envio gratuito de SMS. No WhatsApp, por exemplo, o destinatário só recebe as mensagens se estiver conectado à internet e com o app instalado.

Já com o ICQ é diferente. Se o seu contato não tiver o ICQ instalado, a mensagem vai em forma de SMS para ele. E o melhor é que você não paga nada por isso. A resposta do seu contato não vai para o app de SMS do seu celular, mas para o app do ICQ, tornando a conversa bem parecida com um chat online.

A funcionalidade também é útil se o destinatário não contar com internet naquele momento, pois ele receberá a mensagem em forma de SMS.

4. Programa dedicado no desktop

O ICQ conta com várias versões que podem ser usadas no desktop. Ele pode ser baixado para Windows, Mac OS X e até mesmo para computadores rodando Linux

... >. Isso garante que você não precisa estar o tempo inteiro com seu smartphone por perto para usar o ICQ, basta instalá-lo em seu computador.

Com o WhatsApp, mesmo usando a interface web do mensageiro, o seu celular precisa estar constantemente por perto, pois as mensagens são sincronizadas diretamente do smartphone e não do servidor do aplicativo.

Bônus: a nostalgia!

Além das quatro vantagens citadas acima, há o fator nostalgia. Quem está na casa dos 30 anos de idade é possível que tenha usado o ICQ em sua adolescência. Provavelmente, foi por meio dele que você teve suas primeiras conversas virtuais.

Assim, usar o ICQ e ouvir o saudoso som “oh-ow” é um verdadeiro e gratificante exercício de nostalgia.

Qual função ainda falta no WhatsApp? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo