Histórias complexas como aquelas contadas por jogos, muitas vezes, precisam de personagens misteriosos, que deixam os jogadores curiosos e imaginando teorias que expliquem suas origens e motivações. Figuras como o Illusive Man, G-Man, os Luteces e o Stranger povoam a imaginação de jogadores de Mass Effect, Half Life, BioShock Infinite e Red Dead Redemption, por exemplo.

Curiosidades de Guile: personagem de Street Fighter 5 volta em DLC

Essas figuras não se limitam a personagens não jogáveis que apenas dão alguma riqueza ao contexto do jogo, já que há exemplos de figuras misteriosas que contribuem de forma decisiva para que a história do jogo se desenrole. Na lista a seguir, você vai conhecer uma lista de personagens misteriosos levantados pelo TechTudo:

Porta Voz (Destiny)

Porta Voz (Speaker) é, para muitos fãs de Destiny, um vilão disfarçado (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Ou The Speaker, para quem joga em inglês, é um personagem central no mundo dos guardiões em Destiny. Ninguém parece saber muito sobre sua origem e tampouco se incomodar com o fato de que o Porta Voz é a única pessoa capaz de falar pelo Viajante, a divindade do game que protege a Terra e dá aos guardiões seus poderes. A falta de história do jogo ajudou a criar a sensação de que o Porta Voz pode não ser o que parece e agir como um agente do mal no jogo.

Homem Elusivo (Mass Effect)

Illusive Man (Homem Elusivo) vai de herói a vilão (Foto: Divulgação/EA)

O Homem Elusivo é o líder de uma organização chamada de Cerberus e é responsável por trazer o Comandante Shepard de volta à vida no segundo jogo. O Homem Elusivo (ou Illusive Man, para quem joga em inglês) é um personagem misterioso porque em boa parte dos jogos da série, é impossível entender suas motivações. Illusive Man sempre passa ao jogador a impressão de que ele sabe muito mais do que deixa transparecer.

Luteces (Bioshock Infinite)

Luteces são figura chave na história de Bioshock Infinite (Foto: Reprodução/YouTube)

Descritos por boa parte do game como gêmeos, os Luteces aparecem como um casal de cientistas responsável por ajudar na construção do império flutuante de Columbia. Conforme o jogador avança no game, descobre que a presença dos dois irmãos em uma série de situações e circunstâncias não é incidental. Até que, em dada altura, descobre-se que, na verdade, os Luteces são a mesma pessoa, mas em formas distintas, oriundas cada uma delas de uma dimensão diferente.

Mai’q, the Liar (Elder Scrolls)

Mai'q é personagem recorrente
... , e misterioso, dos games da série Elder Scrolls (Foto: Reprodução/YouTube)

Mai’q, o mentiroso, é um personagem que aparece em jogos da série de RPGs Elder Scrolls. Ele se comunica com frases de efeito e costuma ecoar, no jogo, reclamações dos jogadores, além de repetir uma série de referência sobre os jogos anteriores da série. O personagem aparece no entorno de vilas e cidades e está presente até mesmo em The Elder Scrolls Online.

The Merchant (Resident Evil 4)

Merchant é um personagem marcante de Resident Evil 4, que acabou inspirando outros, como Xûr, o vendedor de Destiny (Foto: Reprodução/YouTube)

O Merchant é um personagem que aparece em diversos momentos da história de Resident Evil 4 para dar ao herói acesso a armamentos e itens necessários para que Leon Kennedy consiga superar os desafios do jogo. A identidade do vendedor nunca é revelada, assim como suas motivações e seus fornecedores. Além disso, sua postura e aparência no jogo contribui muito para deixar essas e outras questões sobre ele em aberto.

Thomas Zane (Alan Wake)

Thomas Zane uma única vez em Alan Wake, usando uma roupa de escafandrista (Foto: Reprodução/YouTube)

Em Alan Wake, Thomas é um escritor. Ele age como uma fonte de informação e como guia de Alan Wake durante o jogo, ensinando o herói a evitar perigos, além de como derrotar os possuídos. Apenas pedaços de sua história são revelados, o que em vez de responder boa parte das questões sobre suas origens, apenas faz com que essas dúvidas aumentem mais.

The G-Man (Half Life)

Misterioso, G-Man é um elemento central da história de Half Life (Foto: Reprodução/YouTube)

O personagem desempenha um papel central nos dois games da série, servindo como guia de Gordon Freeman. G-Man aparece ao longo de uma série de momentos do game, interagindo com diversos personagens, de uma forma que ajuda a contribuir para o mistério que acaba se instalando na mente do jogador: quem é G Man? Para muitos, fica a sensação de que sua interferência ao longo da história comprova que é ele quem está por trás de tudo.

Q (Street Fighter 3: Third Strike)

Q tem envolvimento com assassinatos e mistérios insolúveis (Foto: Divulgação/Capcom)

O lutador tem uma face coberta por uma máscara de metal, usa um sobretudo e se movimenta de uma forma que não lembra nada a agilidade das artes marciais. Q surge em Street Fighter 3: Third Strike sem que uma história sobre seu passado seja desenvolvida. No fim das contas, ele é ligado com uma série de assassinatos e mistérios sem solução que apenas contribuem para deixar sua identidade e motivos ainda mais obscuros.

Pyro (Team Fortress)

Personagem Pyro é um grande mistério de Team Fortress (Foto: Divulgação/Valve)

Team Fortress 2 trouxe revelações sobre as histórias dos personagens: todos ganharam vídeos que narram suas histórias e ajudam o jogador a entender quem eles são, e porque agem da forma que agem. Menos Pyro: sua história é difícil de entender, suas frases difíceis de ouvir (acabam soando confusas pela máscara que ele nunca tira) e suas motivações não foram reveladas. Além disso, ninguém sabe por que Pyro enxerga o mundo como um desenho animado, cheio de cores e pôneis saltitantes.

The Stranger (Red Dead Redemption)

Stranger é encarado como muitos como uma entidade superior, que julga a moralidade das ações de John Marston (Foto: Reprodução/YouTube)

The Stranger é um personagem sem nome que faz parte das missões secundárias do jogo de faroeste da Rockstar. Sempre bem vestido, cortês e sagaz, o personagem chama a atenção no mundo de brutos e ignorantes. Algumas frases ditas pela figura, o fato de sua última aparição ocorrer no exato local onde John Marston acaba sepultado, assim como sua tendência de incumbir John de missões com foco em escolhas morais, levam uma série de fãs de Red Dead a especular se o Stranger não seria uma manifestação de Deus, ou do diabo, testando a moralidade de John ao longo de sua vida.

Qual foi o vilão de videogame mais díficil que você enfrentou? Comente no fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo