O Dia da Terra 2016 ganhou uma homenagem do Doodle Google desta sexta-feira (22). Apesar de ter como origem manifestações dos anos 70, o Dia Internacional da Mãe Terra foi reconhecido pela ONU apenas em 2009. Ao todo são cinco doodles diferentes que homenageiam os principais biomas do planeta: as tundras, as florestas, as pradarias, os desertos e o bioma aquático.

Facebook muda feed para favorecer sites que você lê com frequência

Segundo a doodler Sophie Diao, em cada ilustração na página inicial (Google.com) os usuários encontrarão um espécie de animal que tem sido apontada como animais quase extintos do ecossistema da Terra. O Dia da Terra 2016 é a 46º edição do dia voltado ao meio ambiente do planeta.

Doodle do Google homenageia o Dia da Terra nesta sexta-feira (Reprodução/Carol Danelli)

“É um dia para refletir. Pessoalmente, estou admirada com a persistência da natureza e criatividade. Nosso planeta – com o seu calor alternativo escaldante e frio intenso, os seus picos irregulares e valas profundas – pode nem sempre ser gentil com seus habitantes. No entanto, de alguma forma, a flora e a fauna da Terra conseguem prosperar. Em um dia como este, nós lembramos e celebramos a nossa casa neste grande e deslumbrante ecossistema”, disse Sophie Diao, Doodler, no blog oficial do Google.

História do Dia da Terra

John McConnell, ativista da paz, criador do Dia da Terra (Reprodução/Wikipedia)

Em 1969 o ativista John McConnell declarou dia 22 de abril o Dia da Terra. Porém, apenas em 1970 o senador americano Gaylord Nelson criou uma manifestação para gerar uma consciência na população sobre os problemas de conservação da biodiversidade e dos ecossistemas da Terra. 

Doodle do Dia da Terra tem vários animais. Qual aparece para você? Comente no Fórum do TechTudo.

Participaram deste movimento duas mil universidades, dez mil escolas primárias e secundárias e centenas de comunidades. A partir disso, o governo dos Estados Unidos e a Agência de Proteção Ambiental Americana criaram uma séria de leis de proteção ao meio ambiente.

Em 1972, na mesma data, foi realizada a Conferência de Estocolmo, que tinha como objetivo sensibilizar os governantes sobre os problemas ambientais e também para pensarem em soluções para eles.

Apenas no ano de 2009 a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu a criação da data e instituiu o Dia Internacional da Mãe Terra.

Senador Gaylord Nelson instituiu dia 22 de abril o Dia da Terra (Reprodução/Nelsonearthday)

Dia 22 de abril

O dia 22 de abril costuma ser utilizado pelos ecologistas para avaliar a situação do nosso meio ambiente, como a contaminação do ar, água e solos, a destruição de ecossistemas, centenas de milhares de plantas e espécies animais dizimadas, e o esgotamento de recursos não renováveis. Além disso, é neste dia que soluçõ

... es são cobradas para a diminuição desses problemas e como utilizar de forma inteligente os recursos naturais ofertados.

O Dia da Terra não é controlado ou organizado por nenhuma entidade específica.

Doodles do Dia da Terra

A doodler Sophie Diao criou cinco ilustrações, cada uma representando um bioma principal do planeta para homenagear o Dia da Terra 2016.

Tundra: bioma caracterizado pela baixa temperatura e curtas estações de crescimento que impedem o desenvolvimento de árvores. É bastante comum na Sibéria, Canadá, Groelância e Alasca, por exemplo. Nesta ilustração, Diao apresenta um urso polar, animal ameaçado de extinção.

Tundra é um dos biomas do doodle Dia da Terra 2016 (Reprodução/Carol Danelli)

Florestas: área com muitas árvores que ocupa cerca de 30% do planeta. A mais conhecida, e uma das maiores, é a nossa floresta Amazônica. Para ilustrar este doodle foi escolhida a raposa vermelha, que não está em extinção, porém, nos EUA e em países europeus, a caça por esta espécie é liberada.

A raposa vermelha, ilustrada no doodle do Dia da Terra 2016, pode ser caçada em alguns países (Reprodução/Carol Danelli)

Campo: também chamado de Pradaria, este bioma é caracterizado por sua vegetação rasteira ou arbustos e árvores. Os exemplos vão desde os pampas no Rio Grande do Sul à Savana africana. A ilustradora utilizou o elefante neste doodle, que sofre perigo de extinção.

Os elefantes em extinção foram ilustrados no doodle Dia da Terra 2016 (Reprodução/Carol Danelli)

Deserto: caracterizado pela pouca quantidade de chuva, são conhecidos por não sustentarem muitas vidas. Entre os mais conhecidos está o deserto do Atacama, no Chile, e o do Saara. Para representar este bioma, Sophie Diao escolheu a tartaruga, animal em extinção característico desses espaços.

O doodle Dia da Terra 2016 ilustrou também os desertos (Reprodução/Carol Danelli)

Bioma Marinho: este bioma foi ilustrado por recifes de corais e o polvo. Os recifes são formados com o acúmulo de esqueletos calcários de corais e de certas algas. A poluição e o tráfego de barcos são os maiores inimigos dessas espécies. Já o polvo é um molusco que possui algumas espécies raras em extinção, como o Polvo Dumbo.

Recifes e polvos representaram o bioma marinho no doodle do Dia da Terra 2016 (Reprodução/Carol Danelli)

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo