A Oculus VR anunciou uma boa notícia para os gamers que já aderiram à realidade virtual. Após a polêmica envolvendo o Oculus Rift e o concorrente HTC Vive, que não poderia rodar games do primeiro gadget, a fabricante está revendo a sua posição sobre exclusividade de jogos. 

Óculos de realidade virtual da Razer promete ser um Rift mais em conta

A companhia agora deve liberar a jogatina dos títulos mesmo no dispositivo da HTC. No entanto, vale lembrar que ainda será necessário ter o Revive para rodas os games do Oculus Rift. 

Óculos de realidade virtual Vive também será compatível com jogos da Oculus (Foto: Divulgação/Oculus VR)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Até agora, o que acontecia era que os jogos exclusivos do Oculus Rift tinham embutidos neles um recurso que fazia uma vistoria do hardware em que eram rodados. Assim, era possível identificar se o game estava mesmo em um Rift. Caso não estivesse, sua execução seria bloqueada. 

“Nós estamos continuamente revisando nossas políticas e no update de junho decidimos remover a checagem de hardware para o Rift. Não vamos usar mais esta tecnologia no futuro”, confirmou a Oculus.

A ideia parece ser simples: a democratização dos jogos de realidade virtual. Afinal, caso haja exclusividades demais, este tipo de mercado pode não crescer tanto neste início de adoção da tecnologia. Jogos exclusivos são comuns em consoles, por exemplo, mas no PC, normalmente, todo jogo é compatível com qualquer computador que atenda aos seus requisitos de hardware. Assim, limitar um game ao uso de um acessório específico pode ser um problema.

HTC Vive é mais uma opção de óculos de realidade virtual para gamers (Foto: Divulgação/HTC)
...

“Acreditamos na proteção ao conteúdo dos desenvolvedores e isso é crítico para o futuro, então vamos continuar dando passos na direção de garantia de sucesso para a realidade virtual”, completou a companhia.

Vale lembrar que isso não quer dizer que a Oculus não tenha mais jogos exclusivos. Apenas que ter que usar o Rift para jogá-los não acontecerá mais no PC. Por exemplo, o usuário pode ter os games só para computador e não para o PlayStation VR.

Via UberGizmo

Qual óculos de realidade virtual vale a pena comprar? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo