O Netflix, maior serviço de streaming de vídeos do mundo, passou a não ver  impedimentos à ideia de permitir o download de conteúdo, de forma que possa ser visto também offline. Com o lançamento do Amazon Prime Video, serviço criado pela empresa de Jeff Bezos, e concorrente direta da Netflix, os executivos da companhia reforçaram o discurso.

Facebook pode deixar você ganhar dinheiro com posts; entenda

O Amazon Prime Video, ainda não disponível no Brasil, possui um funcionamento bastante similar ao Netflix. Porém, ele conta com um diferencial importante: a reprodução offline de todo o seu conteúdo em smartphones, tablets e outros dispositivos.

Netflix fala sobre possibilidade de permitir reprodução offline do conteúdo (Foto: Reprodução/Netflix)

Desta forma, é possível assistir ao conteúdo mesmo quando não temos conexão com a Internet, desde que o vídeo em questão já tenha sido previamente baixado. A função também é útil para quando vamos viajar e queremos passar o tempo fazendo uma maratona de séries, por exemplo.

Após dispensar o recurso, nesta terça-feira (19), em evento nos Estados Unidos, o CEO da companhia, Reed Hastings, ponderou. “Nós temos nos focado tanto no ‘clicar e assistir’, na beleza e simplicidade do streaming. Mas nós deveríamos manter a mente aberta quanto a oferecer conteúdo offline”, disse.

Obviamente, não foi uma confirmação. Hastings nem sequer disse que iria implementar a função ou deu prazos. Entretanto, já mostra claramente que estão vislumbrando essa possibilidade na plataforma.

Além da concorrência da Amazon, que já oferece a reprodução de vídeos offline, um outro bom motivo para esta mudança de discurso é a expansão da Netflix. Atualmente, a empresa já atua em cerca de 190 países, cada um deles com realidades distintas e situações de conexões diferentes. Enquanto em alguns países a conexão é rápida e constante, em outro

... s ela é lenta, cara e cheia de limitações, dificultando o streaming.

Sendo assim, em alguns lugares do mundo não é possível assistir filmes em alta resolução - tampouco 4K (Ultra HD) sem travamentos ou perda de qualidade. Para atender a todo tipo de usuário, a Netflix pode, no futuro, implementar o recurso de reprodução de vídeos offline. Assim, todos poderiam baixar os episódios de séries ou filmes e assistir mesmo quando não houver conexão.

Como colocar legenda nos filmes do Netflix? Veja dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo