Uma pesquisa publicada pelo “Proceedings of the National Academy of Sciences”, afirmou que o Facebook pode conhecer mais informações sobre você que a sua própria família e amigos. Os cientistas criaram um modelo de computador que analisou os dados de 86.220 voluntários no Facebook, que também completaram um questionário de 100 perguntas pelo aplicativo myPersonality. Cruzando as informações das duas fontes, os estudiosos chegaram a resultados curiosos sobre a rede social.

Zuckerberg vai à Colômbia, lança Internet.org e compara wearables a 'tijolões'

Facebook sabe mais de você que a sua própria mãe; que perigo! (Foto: Anna Kellen Bull / TechTudo)

Qual a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo

Os voluntários também tiveram suas personalidades julgadas por amigos e familiares no Facebook, por meio de 10 questões, e estas pessoas não conseguiram ser tão eficientes nas análises dos contatos quanto os computadores. Os números são bem interessantes. O computador analisava curtidas em páginas de cada usuário para fazer a análise da sua personalidade.

Em média, a cada 10 likes, era possível saber mais da pessoa do que um colega de trabalho, a cada 70 likes, melhor do que um amigo ou colega de quarto, e a cada 150 likes, era mais eficiente até do que um parente. Já para conseguir saber mais de alguém do que seu marido ou sua esposa, a coisa ficou mais di

... fícil: foi preciso 300 curtidas analisadas para obter o mesmo índice.

Segundo os pesquisadores, isso pode ser considerado normal, porque os algoritmos dos computadores conseguem ler mais dados simultaneamente. No entanto, a capacidade surpreendeu os usuários. Além disso, também ligou um alerta: o Facebook certamente sabe mais de você do que você imagina.

Via Washington Post



>>> Veja o artigo completo no TechTudo