O mensageiro ICQ, que perdeu espaço para gigantes como WhatsApp, ganhou versão em código aberto destinada aos usuários do Linux. Testado nas distribuições mais populares do sistema operacional, o aplicativo traz algumas funções que o tornaram popular no Windows e Mac OS, além das versões para dispositivos móveis como no iPhone (iOS) e no Android. A promessa é de um app multiplataforma com visual limpo para iniciar conversas individuais ou em grupos. O programa é gratuito e pode ser instalado em computadores com softwares para 32 bits ou 64 bits.

ICQ muda visual no Windows e fica igual ao WhatsApp Web; confira

Entre os recursos estão também o envio de mensagens de voz e de texto com reconhecimento de fala, sincronização de histórico entre dispositivos e compartilhamento de adesivos e arquivos com até 4GB.

Mensageiro ICQ desembarca no Linux (Foto: Reprodução/ICQ)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Salas com 10 mil pessoas

Usuários do Linux também poderão usar o bate-papo ao vivo, em salas com mais de 10 mil pessoas ao mesmo tempo. Em outras plataformas, o ICQ oferece serviço de SMS grátis, jogos online, entre outras funções que o colocam na frente de concorrentes como o WhatsApp, Line e WowApp.

Caso você não use Ubuntu, Debian ou outra distribuição popular do Linux, é possível construir sua própria versão do mensageiro a partir do código aberto do ICQ, disponibilizado no repositório do GitHub. Além de Linux, Windows, Mac OS,

... tica-autolink-topico-tip">iOS e Android, os mais de 11 milhões de usuários do serviço de mensagens também se distribuem entre as versões para Samsung Bada, Symbian, Java, BlackBerry e Windows Phone.

O que você acha do Skype substituir o Messenger? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo