Os anos 90 marcaram o início de grandes séries do terror, como Silent Hill, Resident Evil e Doom. Outros títulos ainda definiram conceitos e quebraram paradigmas da época, servindo de inspiração para diversos games atuais, como BioShock e muitos outros. O TechTudo preparou uma lista para você conhecer alguns dos melhores jogos de terror da década de 90, com histórias que não precisam de gráficos realistas para causar medo.

Confira a lista com os melhores jogos de terror dos anos 2000

Silent Hill

Criado por Keiichiro Toyama e publicado pela Konami, o primeiro jogo da série Silent Hill mudou o gênero do terror em 1999. Diferentemente dos jogos que investiam em trazer o medo para a realidade, o título explorou o sobrenatural da mente humana e criou uma atmosfera de desconforto psicológico. Ele foi lançado exclusivamente para PlayStation 1 e desenvolvido pelo lendário Team Silent.

Silent Hill é um dos jogos de terror que mais marcou os anos 90 (Foto: Reprodução/PSU)

O jogo não conquistou somente pela história, mas também impressionou pelo contraste entre cenários abertos e ambientes claustrofóbicos, cobertos por uma interminável névoa. Silent Hill abusou da câmera com ângulos fixos e da trilha sonora perturbadora de Akira Yamaoka para contar a jornada de Harry Manson, pai solteiro que perde a filha em um acidente no caminho para a cidade de Silent Hill.

Resident Evil

Sucesso absoluto no PlayStation, o primeiro Resident Evil marcou o começo de uma das série de maior sucesso da Capcom. Lançado em 1996, o jogo foi um dos percursores do gênero do terror. Ele impressionou com gráficos excelentes para a época e uma história que mais realista, em que um vírus e agente biológico conhecido como “T-Vírus” infectou pessoas e animais, transformando-os em zumbis violentos e extremamente grotescos.

Sucesso absoluto no PlayStation, o primeiro Resident Evil marcou o começo de uma das série de maior sucesso da Capcom (Foto: Reprodução/Youtube)

Os jogadores experimentaram sustos e momentos de tensão ao ficarem presos na mansão com Chris Redfield e Jill Valentine. Resident Evil também investia nos combates contra as criaturas com capacidade sobre-humanas criadas pela Umbrella Corporation. Em 2002, o game ganhou um remake para GameCube e outro em 2015, para PC, PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One.

Parasite Eve

Parasite Eve se destacou por misturar elementos de terror, sobrevivência e RPG. O jogo foi lançado em 1998 para PlayStation, pela Squaresoft – atualmente

... Square Enix. Ele é a sequência um romance escrito por Hideaki Sena, e contava a história da protagonista Aya Brea, policial que deve enfrentar a criatura chamada Eve.
Parasite Eve se tornou um sucesso por misturar elementos de terror e RPG (Foto: Reprodução/Youtube)

A mecânica do jogo era parecida com a de Resident Evil, e os gráficos se destacaram na época pelas animações e cenas em CG. A trama mesclava biologia, sustos e cenários sombrios, e rendeu uma continuação em 2000, também para PlayStation. O título ainda carregou nomes de destaque no mundo dos games, como Tetsuya Nomura, designer das séries Final Fantasy e Kingdom Hearts.

System Shock 2

Sequência do primeiro título lançado em 1994, System Shock 2 se aprimorou e trouxe conceitos inovadores para os games de tiro. Com versão para PC lançada em 1999, o título se destacou ao misturar o gênero de tiro em primeira pessoa com elementos de RPG, combinação que lhe deu uma jogabilidade única.

System Shock 2 trouxe conceitos inovadores para os games de tiro (Foto: Divulgação/Steam)

A trama se passava em 2072, em um mundo cyberpunk. O jogo usou a potência dos PCs no final dos anos 90 para caprichar nos gráficos e criar uma atmosfera de tensão.

Doom

Doom é outra série de imenso sucesso, graças à jogabilidade e criaturas grotescas. Lançado em 1993 pela ID Software, ele popularizou o gênero de tiro em primeira pessoa e inspirou diversos outros jogos dos anos 90, e ganhou até mesmo alguns “clones”. Os jogadores foram atraídos pelos gráficos 3D e extrema violência, e tinham disponível um arsenal com motosserra, espingarda e metralhadora giratória.

Doom é outra série de imenso sucesso devido a sua jogabilidade e criaturas grotescas (Foto: Divulgação/id Software)

O foco estava nos sustos e seres demoníacos que o protagonista deveria enfrentar durante os estágios. O título também popularizou o multiplayer em rede e mostrou a grande potência do PC na época, com gráficos de destaque e motor gráfico inovador para jogos em 3D. O game ganhará um reboot para Xbox One, PS4 e PC em 2016.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Clock Tower

Clock Tower é um point-and-click que nasceu no SNES e depois chegou ao PlayStation. Com a trama de sobrevivência e terror, é um clássico do survival horror e surpreendeu por ter uma complexidade notável para a época. O jogo tem nove finais que dependem das escolhas do próprio jogador.

Clock Tower é considerado um clássico do survival horror (Foto: Reprodução/Clock Tower Wiki)

O game coloca o jogador no papel de Jennifer Simpson, órfã adotada por Simon Barrows, um homem rico e de meia idade que vive na mansão “Clock Tower”. Os quebra-cabeças e momentos de pânico são destaques. Focado na sobrevivência, não há armas e é preciso escapar de Bobby, serial killer que carrega consigo uma tesoura gigantesca. A série ganhou uma espécie de sucessor chamado Nighty Cry.

Nightmare Creatures

Publicado pela Activision e lançado para PlayStation em 1997, Nightmare Creatures é uma série de terror que explorava a violência e o ocultismo de forma grotesca e perturbadora – o que causou a censura de algumas cenas na versão para Nintendo 64. Tanto a jogabilidade como o tema foram pontos que atraíram os jogadores.

Nightmare Creatures é uma série de terror que explora a violência e o ocultismo de forma grotesca e perturbadora (Foto: Reprodução/Youtube)

O título conta a história do culto satânico The Brotherhood of Hecate, que tenta um criar um exército infernal, mas falha. Anos depois, o cientista Adam Crowley retoma a criação interrompida e infecta a cidade de Londres com um vírus incontrolável. Com gráficos 3D e combates frenéticos, o jogador poderia assumir o papel dos personagens Ignatius e Nadia para lutar contra as criaturas.

Alone in the Dark

Baseado e inspirado nas obras de Edgar Allan Poe e HP Lovecraft, Alone in the Dark definiu o gênero dos jogos de sobrevivência. Na verdade, ele foi o primeiro jogo em 3D de survival horror, lançado em 1992 pela Infogrames para MS-DOS. Mas ele não se destacou apenas pelos gráficos – a jogabilidade e atmosfera eram o maior diferencial.

Alone in the Dark foi o primeiro jogo em 3D de survival horror (Foto: Reprodução/Youtube)

O jogador podia escolher entre dois protagonistas, Edward Carnby ou Emily Hartwood, para explorar a mansão assombrada de Jeremy Hartwood, artista que cometeu suicídio. A mecânica mesclava combate com sobrevivência, mas cabia ao jogador escolher se deveria enfrentar ou escapar dos perigos na casa. Os ângulos da câmera, aliado aos efeitos e trilha sonora, criavam uma atmosfera realmente densa.

Sanitarium

Antes mesmo de Silent Hill, Sanitarium já brincava com o contraste entre o real e a ilusão da mente humana. O título é um point-and-click clássico, lançado em 1998 pela ASC Games. Os cenários bizarros chamavam atenção, mas o jogo também conquistou os usuários pela trama complexa e foco no terror psicológico.

Sanitarium conquistou jogadores pela trama complexa e foco no terror psicológico (Foto: Divulgação/Steam)

O jogador assumia o papel de um personagem que sofreu um acidente de carro. Ao acordar, ele percebia que não estava no hospital, mas em um cenário mórbido e estranho, com o rosto tapado com bandagens. Os puzzles eram desafiadores, imersivos e perturbadores.

Dino Crisis

Dino Crisis era um campeão de sustos dos anos 90. Quem nunca se assustou com aqueles dinossauros enormes? Não é para menos, já que o jogo também é de Shinji Mikami, criador de Resident Evil. Dino Crisis foi lançado pela Capcom em 1999 para PlayStation e depois ganhou versões para Dreamcast e PC.

Embora não seja focado só no terror, Dino Crisis é um campeão de sustos dos anos 90. (Foto: Reprodução/Youtube)

O título conquistou ao mostrar que não era preciso ter zumbis ou criaturas sobrenaturais para criar um clima de suspense e tensão. Com jogabilidade que lembra a de Resident Evil, o título se passava em uma ilha repleta de dinossauros. O jogador, no papel da personagem Regina, tinha a missão de resgatar os sobreviventes junto com outros agentes das forças especiais.

Qual é o videogame que marcou a sua vida? Venha nos contar no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo