O Microsoft Word é o editor de textos mais popular do mundo, mas poucos usuários fazem proveito das ferramentas que o programa oferece. A maioria se limita a escrever texto, modificar fontes, espaçamentos e margens, embora o programa mais famoso do Microsoft Office ofereça opções avançadas. No software de escritório para Windows e Mac OS é possível fazer personalização de marcações e correções, criar automaticamente referências bibliográficas, criar backups de textos, adicionar bordas, fazer tabelas transparentes, baixar templates prontos, entre outros recursos super úteis.

Confira oito dicas de recursos que você pode não conhecer e eleve seu nível no Microsoft Word.

Como copiar e colar trechos de texto entre arquivos diferentes no Word 

Confira oito dicas para elevar seu nível no Word (Foto: Reprodução/André Sugai)

Download grátis do app TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone

1. Mude a marcação de texto

No menu “Opções de edição”, em “Avançado”, o Microsoft Word permite mudar o comportamento do texto selecionado com o cursor do mouse. Um deles é a marcação de palavras: por padrão, o programa seleciona uma palavra inteira mesmo quando você marca só algumas, algo que dificulta a edição de pequenos detalhes do documento. O mesmo menu permite desativar a tecla Insert, que pode bagunçar o texto caso pressione por acidente, assim como as opções de copiar e colar.

Mude a maneira de marcar texto com o mouse (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

2. Personalize a correção automática

A correção automática pode ser desligada ou personalizada. No menu “Opções de AutoCorreção”, em “Revisão de texto”, é possível personalizar o tipo de erro que deve ser corrigido automaticamente. Você pode desativar a correção para determinadas formas de escrita, como dias de semana em minúsculas ou duas maiúsculas no início de palavras. A autocorreção também permite escrever sua própria lista de inserção de símbolos: inclua © ao digitar @c, ™ ao teclar @tm ou outra combinação. Adicionando os comandos certos, a tendência é escrever textos com muito mais agilidade.

Crie atalhos na correção automática (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

3. Ative as estatísticas de legibilidade

As estatísticas de legibilidade examinam o texto após a correção gramatical e mostram números que ajudam a entender se o documento é fácil de ler. Ativado na opção “Revisão de texto”, o recurso considera abreviaturas, acentuação, concordância nominal e verbal, pontuação e vários outros elementos para dizer se o texto é acessível – ao fazer uma correção, é possível saber a quantidade de frases, palavr

... as por frases e frases por parágrafo.
Saiba se o seu texto é fácil de ler (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

4. Controle alterações

É possível editar e revisar textos no Microsoft Word com marcação colorida, para manter visível a versão original. Ative a função “Controlar alterações” no menu superior “Revisão” e passe a tachar e pintar de vermelho todo texto apagado e escrever de azul o texto novo inserido. As cores podem mudar de acordo com o editor.

Edite o texto com marcações (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

5. Marque comentários no texto

O Microsoft Word também pode substituir o papel na hora de fazer anotações em um texto. A ferramenta de comentário é útil para adicionar informações extras no arquivo. Para usar, basta marcar um trecho do texto e clicar com o botão direito do mouse. Selecione “Novo comentário” para abrir um balão de texto em um painel à direita.

Insira comentários em um painel lateral (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

6. Faça brainstorms

Um documento comum do Microsoft Word é configurado com formatação padrão em linhas, mas um truque simples permite usar o programa para fazer chuva de ideias no computador. Basta dar um duplo-clique onde quiser para ativar o cursor e começar a escrever sem se preocupar com linhas e parágrafos alinhados.

Clique duas vezes para escrever onde quiser, sem alinhamento (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

7. Mude tudo para maiúsculas ou minúsculas

Um recurso clássico do Microsoft Word, mas que nem todo mundo usa, é capaz de mudar palavras ou textos inteiros entre maiúsculas e minúsculas com dois cliques. A função é útil quando você já escreveu algo, mas depois percebeu que deveria ter usado o Caps Lock ou deveria ter desativado a tecla. Marque o texto e clique no ícone ao lado da mudança de fonte, na barra superior. 

Mude todas para maiúsculas ou minúsculas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

8. Crie citações formatadas

Na aba “Referências” do menu, clique em “Inserir citação” para abrir uma janela e informar os detalhes, começando pelo tipo de fonte, como livros, artigos, revistas e sites. Preencha todos os dados para inserir as informações corretas no corpo do texto e ao final, nas referências bibliográficas.

Crie citações com dados da fonte (Foto: Divulgação)

Como converter documento PDF em Word? Comente no Fórum TechTudo. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo