A Intel e a Micron se preparam para colocar no mercado os SSDs Optane, dispositivos de armazenamento com a tecnologia XPoint. Os MacBooks estão entre os primeiros produtos a experimentarem a tecnologia, que promete velocidade dez vezes maior do que a atingida pelos produtos atuais. A razão para a mudança na memória está no fato de que os novos SSDs da Intel usam a interface NVMe, usada em alguns computadores da Apple e tida como substituta da SATA. 

Novo SSD da Samsung tem 16 TB e preço de quatro iPhones 6S Plus

A notícia de que os futuros SSDs vão utilizar esse padrão de conexão foi confirmada durante um encontro voltado para desenvolvedores e fabricantes de dispositivos de armazenamento. Até então, não havia informações sobre o tipo de interface em que a Intel empregaria nos produtos.

SSDs usam tecnologia 3D XPoint para atingir velocidade 10 vezes mais alta (Foto: Divulgação/Intel)

Os discos Optane da Intel, construídos a partir da tecnologia XPoint, devem começar a aparecer a partir do segundo semestre em versões voltadas para o usuário doméstico. As fabricantes não anunciaram preços e se versões para notebooks e desktops serão lançadas simultaneamente.

Além da Apple, alguns fabricantes já oferecem a interface NVMe em seus computadores. No entanto, por enquanto o uso é muito mais difundido em data centers e servidores.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

... NVMe x SATA

NVMe é um padrão desenvolvido para substituir o SATA e funcionar especificamente com SSDs. Hoje, devido ao teto de 600 Gbps (gigabits por segundo) de banda do SATA, os SSDs acabam encontrando gargalos nos computadores, já que o sistema é incapaz de aproveitar toda a velocidade do dispositivo.

Como recriar repartição SSD em cache original de fábrica? Comente no Fórum do TechTudo 

Via PC World



>>> Veja o artigo completo no TechTudo