Para registrar uma boa foto não é necessário apenas uma câmera de qualidade. Saber alterar algumas configurações é essencial para que as cenas sejam retratadas com fidelidade. Para isso, o ISO é uma das funções que podem contribuir para o bom resultado. No entanto, é preciso saber como usar o recurso.

Como recuperar uma câmera que caiu na água

Entenda o que é e como funciona o ISO e aprenda a usar a função da câmera corretamente. Com as máquinas fotográficas analógicas, ao comprar um filme, o fotógrafo devia dizer com quantas ASAs (escala para definir a quantidade de luz) queria. A fotografia digital utiliza o mesmo medidor de sensibilidade, mas o sensor responde de forma diferente da película.

Aprenda a usar a função ISO e tire fotos com melhor qualidade (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

O que é ISO

O ISO é a sensibilidade do sensor à luz. O aparelho de uma câmera capta luz do ambiente para registrar a fotografia. Em um ambiente iluminado, há mais facilidade do que em um ambiente com menos luz. Na fotografia digital, o ISO mede a sensibilidade do sensor de imagem.

Em ambientes com bastante luz, o ISO não precisa aumentar, pois causa ruídos na imagem, como na última foto (Carol Danelli/TechTudo)

Quanto menor o número, menor é a sensibilidade do sensor e, por isso, será necessária quantidade maior de luz para a foto. Então, ao aumentar o ISO em um ambiente de pouca luz, essa quantidade necessária para uma foto clara diminui.

Mas nem tudo é perfeito. Quanto maior for o ISO, maior a quantidade de ruído na cena, prejudicando a nitidez e diminuindo a qualidade da imagem. O número considerado normal para o recurso é o ISO 100, geralmente o valor mais baixo. Normalmente, o máximo que algumas câmeras podem chegar é 6400.

Para saber quando usar ou não o ISO é necessário que o fotógrafo responda algumas perguntas. Confira abaixo. 

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Como está a luz? Caso o seu ambiente esteja com bastante luz, use a função no menor valor possível. Em ambientes fechados, com luzes artificiais, conseguir a iluminação perfeita pode demorar. Faça testes e veja qual valor se enquadra melhor na sua situação. Teste também alterando a fotometria da câmera (abertura e velocidade do diafragma).

Em mesma condição de iluminação e ISO 1600, mas com abertura e velocidades diferentes (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

Imagem e movimento: Para registrar movimento em fotografias é necessário uma abertura muito rápida do obturador

... , ou seja, uma velocidade de disparo bem alta, e uma ótima iluminação. Nem sempre a parte da iluminação é possível, então, se for o seu caso, aumente o máximo que puder o valor do ISO. Caso haja a iluminação perfeita, utilize entre 100 e 200.

Não é possível usar flash: Alguns fotógrafos não gostam de utilizar flash ou a situação não os permite, como em uma festa ou um museu. Assim, aumentar o ISO pode ajudar.

A diferença entre fotos com ISO 6400 e com flash (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

Estabilidade da câmera: Como dito, o aumento do ISO pode causar ruídos na imagem e, se a câmera não estiver em um tripé, pode estragar mais ainda a fotografia.

Como usar

Para alterar o ISO, sua câmera deve estar em modo manual. Nos testes do TechTudo, foi utilizada com Nikon D3200 no modo P.

Passo 1. Acesse o menu de configuração da câmera. Na Nikon, é representado pelo botão com um “i” na lateral esquerda;

Com a câmera no modo manual, clique no botão "i" (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

Passo 2. Vá em ISO e aperte "OK";

Com as setas, vá na opção "Sensibilidade ISO" (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

Passo 3. Selecione o valor de ISO desejado e aperte "OK".

O ideal é deixar em 100 até que seja necessário alterar (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

Pronto. Agora teste a sua câmera em diferentes situações e deixe as fotos com mais qualidade. 

Qual a melhor câmera semi-profissional até R$ 2.000? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo