O Google aposta numa nova forma de pagar as compras: simplesmente ordenando que o celular faça isso. A diferença em relação ao Apple Pay, Android Pay e Samsung Pay é que o consumidor não precisará nem sequer tirar o smartphone do bolso e encostar na maquininha de cartão. O pagamento será a partir do comando de voz. Para ver se a ideia é viável, a empresa começou os testes com o Google Hands Free em São Francisco, nos Estados Unidos.

Caixa Econômica, Bradesco e até Nubank estarão no Samsung Pay

Para usar o Hands Free, é preciso se cadastrar e baixar um app para Android 4.2 ou para iPhone 4S ou versões posteriores. O software utiliza conexões Wi-Fi, Bluetooth de baixa energia - que consome menos bateria - e localização, para determinar quando o usuário está próximo de uma loja cadastrada.

Google Hands Free permite que usuário façam compras sem tocar no celular ou cartão (Foto: Divulgação/Google)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

No momento da compra, a pessoa só vai precisar dizer ao caixa “I’ll pay with Google”  (“Eu vou pagar com Google”, em inglês) para fazer o pagamento. Antes de finalizar, o funcionário confirmará a identidade do usuário, a partir da foto de perfil registrada no serviço e o nome. Aos que aderirem à novidade, o Google dará um desconto de US$ 5 (cerca de R$ 20) na primeira compra.

Para evitar fraudes, as compras serão permitidas apenas quando o telefone estiver próximo à loja. Além disso, o número completo do cartão jamais será compartilhado com o vendedor. Para completar, as notificações serão enviadas instantaneamente, para que o usuário possa checar todas as cobranças no cartão. 

... oto de perfil e iniciais (Foto: Divulgação/Google)" height="427" width="695">Hands Free terá identificação do usuário por foto de perfil e iniciais (Foto: Divulgação/Google)

Segundo o Google, o Hands Free funcionará independentemente do Android Pay, o sistema de pagamento por aproximação via NFC para celulares. O aplicativo já se encontra disponível nas lojas do Android e do iPhone, mas o uso ainda é restrito. Por enquanto, não há previsão de lançamento no Brasil.

Como saber se um site de compras é confiável? Confira no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo